Muito comum em países mais avançados que o Brasil na questão da mobilidade por bicicleta, a estação de reparos rápidos é uma alternativa muito útil na rotina de quem pedala nas grandes cidades. Geralmente localizadas em parques e espaços públicos elas podem ajudar o ciclista a resolver pequenos problemas que possam surgir no caminho.

O Pedala Manaus em parceria com a Sense Bike e em espaço cedido pela Prefeitura de Manaus através da SEMMAS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, inaugurou ontem, dia 07/06/2014, a primeira Estação de Reparos Rápidos da cidade, localizada no Parque Ponte dos Bilhares, considerado por todos, como a casa do ciclista.

image (1) 20140607_163105

Porque o Parque dos Bilhares?

Quando o Pedala Manaus ainda dava seus primeiros passos, um dos primeiros desafios foi encontrar um local que acolhesse o número crescente de ciclistas que vinham pedalar semanalmente. Nessa busca passamos por esquinas e postos de gasolina, que rapidamente se tornavam locais pequenos para o número de ciclistas.

Foi assim que em meados de 2011 começamos a usar o Parque dos Bilhares como local de concentração para as atividades semanais.  O número de ciclistas não parou de crescer e atualmente vários grupos de pedal se reúnem diariamente no parque para pedalar pela cidade. Somos então acolhidos e abrigados pelo parque que se tornou nossa casa. Nada mais justo então, que nosso parque seja por nós zelado, cuidado e presenteado.

image    20140607_162605

Em 2013, nosso agradecimento veio por meio da revitalização da ciclofaixa. O Pedala Manaus reuniu ciclistas voluntários que pintaram e traçaram um vermelho que trouxe ainda mais vida ao parque, facilitando o trânsito das bicicletas. Agora, por ocasião da reinauguração do Parque dos Bilhares, nosso agradecimento veio em forma de um presente muito simples, mas de grande utilidade e que beneficiará a todos os que usam a bike nesse espaço, da criança ao adulto.

O que é uma estação de reparos rápidos?

A estação de reparos rápidos de bicicleta é um dispositivo de pequena estrutura com ferramentas básicas para realização de manutenção rápida em bicicletas. Possui um conjunto de chaves allen, uma bomba de ar e várias outras ferramentas necessárias a ajustes rápidos, dotado, ainda, de um local para pendurar a bicicleta pelo selim. A estrutura é Ideal para calibrar pneus, apertar parafusos, ajustar o banco, entre outros, ajudando na rotina do ciclista que não dispõe das ferramentas no bolso. Além disso, é compatível com qualquer tipo e modelo de bicicleta.

As estações de reparos rápidos oferecem muitos benefícios, pois melhoram a conveniência para os ciclistas que fazem reparos de rotina ou manutenções rápidas e fomentam o uso da bicicleta, pois o ciclista fica mais confortável ao saber que poderá ajustar sua bicicleta em uma emergência. Além disso, a estação é de uso gratuito, fica localizada em espaço público, disponível e sem restrições para qualquer pessoa ou ciclista que necessita de uma manutenção simples e rápida.

Então se quer pedalar, sozinho ou em grupo, venha pro Parque dos Bilhares. Companhia não faltará. Conheça os dias, horários e os grupos que se reúnem para pedalar no Parque dos Bilhares:

PEDALA PESADO: Terças (iniciantes), Quintas (iniciantes), Sexta (intermediário) – 20h, Sábado (intermediário) – 18h

GUARIBIKE: Quintas (intermediário) – 20h e Sábados (avançado) – 17h

SPEED BIKE BOYS & GIRLS – Segundas (iniciante), Terças (avançado), Quartas (intermediário) e Quintas (avançado) – 20h

PEDALA MANAUS: Terças (iniciante) e Quintas (atividade educativa + passeio curto) – 20h

 

 

Agradecimentos:

521877_419400744809051_493186691_a         201220130130110654Sem-Título-2

 

Serviço

Parque Ponte dos Bilhares

Av. Constantino Nery, às margens do igarapé do Mindu, tendo como limites as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, em frente ao shopping Millenniun.

Funcionamento: Diariamente de 06h às 23h, e nos finais de semana até às 2h.

PEDALA MANAUS

www.pedalamanaus.org

www.facebook.com/pedalamanaus

Passeios Semanais: Terças (iniciante) e Quintas (atividade educativa + passeio curto) – 20h, concentração na praça da fogueira, atrás das quadras de esportes (entrada pela Av. Constantino Nery, sentido bairro – centro).

 PEDALA PESADO

https://www.facebook.com/#!/GrupoPedalaPesado?fref=ts

GUARIBIKE

https://www.facebook.com/#!/groups/267326246713808/?fref=ts

SPEED BIKE BOYS & GIRLS

https://www.facebook.com/#!/groups/speedbike.mao/?fref=ts

SEMMAS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

http://semmas.manaus.am.gov.br/

SENSE BIKE

www.sensebike.com.br