Quais os meios de transporte mais eficientes na cidade de Manaus? Os mais poluentes? Os mais agradáveis, que permitem interação com a cidade, descoberta de novas paisagens e o contato humano entre os cidadãos? Será que realmente precisamos de novas vias, viadutos, pontes, grandes estacionamentos? De que forma futuramente isso afetará a qualidade de vida da população?

Em razão da Semana do Meio Ambiente e das constantes discussões sobre como podemos melhorar o meio urbano, o Pedala Manaus em parceria com o Projeto Pedais pelo Mundo promoverá no dia 11 de Junho, às 17:00, no Largo São Sebastião, o 1o. Desafio Intermodal em Manaus. O desafio é uma “Corrida Urbana” na hora do rush para saber qual o meio mais eficiente de deslocamento na cidade, utilizando diferentes modais de locomoção: A Pé, Bicicleta, Moto, Ônibus e Carro.

Esse desafio foi criado em 2005 pela ONG Transporte Ativo do Rio de Janeiro e já aconteceu também em Aracaju, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. O desafio busca ser uma investigação acerca do cotidiano urbano da cidade e do que pode ser feito para melhorá-lo. A cidade precisa de alternativas para que seus cidadãos possam ter de volta o direito de ir e vir e a continuidade da qualidade de vida. Além disso, será possível levantar as diferentes alternativas de locomoção na cidade e comparar qual delas é a mais eficiente. Para isso será levado em consideração o tempo gasto no percurso, a despesa do transporte, energia consumida e a poluição atmosférica.

O uso excessivo do automóvel particular e o desenho urbano voltado para atender as necessidades de deslocamento e estacionamento de quem utiliza o carro provoca diversas consequências urbanas e humanas. Entre elas, a poluição, a agressividade, os acidentes e o abandono do espaço público (já que a cidade se torna espaço de passagem e não de convivência).

Equacionar e repensar o uso dos diversos veículos e do transporte não-motorizado no espaço urbano é tarefa de todos para garantir a sustentabilidade da vida nas cidades. Bicicletas, ônibus, trem de superfície, caminhadas e compartilhamento de veículos são alternativas viáveis para desafogar os já constantes congestionamentos de Manaus e evitar o caos.

A “largada” será no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, às 18:00h com destino à bola do Coroado, em frente ao INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60km/h em avenidas e 40km/h em vias locais. Além disso, o motorista do automóvel particular e da bicicleta deverá estar com seu veículo estacionado na largada e deverá estacioná-lo para chegar ao ponto de encontro final como pedestre.