Início | Programação | Palestrantes Apresentações | Carta

Organizado pelo Pedala Manaus com suporte da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas, o 1º Fórum de Bicicletas Manaus oferece uma oportunidade para reunir a sociedade civil, poder público e iniciativa privada para discutir a inclusão da bicicleta como meio de transporte sustentável em Manaus.

Foram convidados representantes de diversos setores da sociedade para compor uma programação diversificada que vai debater o incentivo ao uso da bicicleta, apresentando os principais problemas enfrentados por quem usa a bicicleta como meio de transporte em Manaus e buscando soluções por meio do diálogo e ação conjunta. A cultura da bicicleta está em franca expansão em Manaus e várias cidades do mundo. O fórum vai oferecer um debate abrangente sobre diversos temas, dentre os quais destacamos a bicicleta como meio de transporte, planejamento cicloviário, educação, políticas públicas, infraestrutura urbana, meio ambiente, saúde coletiva e economia, além de pedaladas e workshops.

A bicicleta é um meio de transporte eficiente, econômico e que não emite poluentes quando em movimento. Ela integra as pessoas, agregando saúde e sustentabilidade. Porém, para ser uma alternativa segura de transporte, são necessários investimentos na educação de ciclistas e motoristas, em infraestrutura como ciclovias, bicicletários e paraciclos, além de sinalização de rotas. Esses investimentos podem ser compartilhados pelo poder público e iniciativa privada, com a garantia de que incentivarão o uso da bicicleta e ajudarão a reduzir congestionamentos e a saturação do transporte coletivo. A construção desse sistema cicloviário não precisa competir com o espaço destinado aos veículos automotores, mas complementaria o sistema viário contribuindo para a urbanização dos bairros e para melhorar a qualidade de vida em Manaus.

Início | Programação | Palestrantes Apresentações | Carta