Março
Hora do Planeta
A Hora do Planeta é um ato simbólico promovido no mundo todo pela WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante uma hora. A bicicleta promove a mobilidade das pessoas sem promover a emissão de poluentes e a hora é celebrada com um passeio ciclístico há alguns anos na capital do Amazonas.

Junho
Semana do Meio Ambiente
A semana é um momento muito oportuno para promover a integração da bicicleta com a natureza, mas também da pessoas com seu meio ambiente urbano, onde se vive a maior parte do tempo durante a vida. O Pedala Manaus já participou da organização de dois eventos: ‘2a. Pedalada Ambiental‘ (organizada em 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS) e ‘Pedalada do Dia do Meio Ambiente‘ (organizada em 2011 com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS/AM).

Setembro
Desafio Intermodal
Este evento é realizado na última quinta-feira que antecede o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), sempre seguindo o mesmo horário e trajeto. Ele é na verdade um estudo sobre a mobilidade urbana nas cidades, em que se computa o deslocamento completo da pessoa em vários modais (carro, ônibus, moto, bicicleta e a pé, por exemplo). O cálculo de tempo total de cada pessoa/modal leva em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que se perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não é necessário estacionar é a bicicleta. Em 2010, o Pedala Manaus, em parceria com Pedais Pelo Mundo, organizou o ‘I Desafio Intermodal de Manaus’.

Dia Mundial Sem Carro
Celebrado no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover e vivenciar de perto a cidade onde se vive. O Pedala Manaus incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e promoverá ações para 2011.