A região metropolitana de São Paulo tem quase 20 milhões de pessoas, das quais apenas cerca de 30% tem carro. Isso quer dizer que 70% da população depende de outros modos de transporte para se locomover, principalmente do transporte coletivo (ônibus, microônibus, metrô e trem). A história da cidade mostra que as décadas de cicloativismo surtiram efeito, ainda que tardio, mas que está começando a virar realidade. Embora o uso da bicicleta ainda seja pouquíssimo incentivado na cidade, existem projetos sendo implementados que mostram o enorme potencial das ciclofaixas em trazer as pessoas para a rua. Um excelente exemplo é o Projeto Ciclofaixa da Cidade de São Paulo oferece uma alternativa de lazer para os paulistas aos domingos e feriados, que podem sair em segurança para as ruas com sua família e amigos para pedalar.

Ciclofaixa na Av. República do Líbano no sentido da Av. Ibirapuera

Inicialmente, o percurso ligava o Parque Ibirapuera, o Parque das Bicicletas e o Parque do Povo, totalizando cerca de 10 km de ciclofaixas, que ficavam isoladas das 7 às 14h aos domingos e feriados nacionais. O sucesso e aprovação da população foi tão grande que o período já foi ampliado até as 16h e sua extensão aumentou para 45 km, totalmente sinalizados por placas e pintura na pista, contando ainda com uma equipe de 500 pessoas ao longo do trajeto, auxiliando e informando os usuários.

:: Clique aqui para ver o percurso das ciclofaixas disponível atualmente.

Entrada do Parque das Bicicletas, com semáforo temático para os ciclistas

O projeto consiste em realizar alterações operacionais no sistema viário para isolar faixas da via para a circulação exclusiva de bicicletas. Ao longo de todo o percurso, a sinalização é feita com faixas pintadas no chão (em vermelho) e com placas e faixas alertando os motoristas e ciclistas, contando ainda com uma equipe de pessoas treinadas que informam os usuários e sinalizam as travessias em todos os cruzamentos. Embora as ciclofaixas ainda não cubram uma grande extensão, é uma oportunidade ótima para se pedalar com tranquilidade e conforto. Pessoas de várias idades estiveram nas ruas no último domingo, sendo muito comum ver pais levando seus filhos para aprender a usar sua bicicleta, passeando com prazer e segurança.

As ciclofaixas permitem que pais passeiem com segurança com seus filhos

Como os benefícios da bicicleta para a sociedade são óbvios para a saúde das pessoas e para melhorar a mobilidade urbana, a tendência é expandir a malha. Por enquanto, a cidade de São Paulo conta com fragmentos de um sistema cicloviário, com ciclofaixas e ciclovias isoladas umas das outras. Por exemplo, embora as ciclofaixas atualmente cheguem perto da extremidade norte da Ciclovia Rio Pinheiros (inaugurada em fevereiro de 2010), não existe conexão planejada entre elas. A ciclovia tem apenas 2 pontos de acesso, o que limita muito o uso como meio de transporte, mas em breve terá mais acessos ao longo do percurso. O projeto da Ciclovia Rio Pinheiros prevê ainda a construção até o final do ano de mais 6km que vai ligar a estação Vila Olímpia à estação Villa Lobos/Jaguaré e de mais dezenas de quilômetros nos próximos anos, conectando com o Rio Tietê.

Rio Pinheiros com sua ciclovia, oferecendo um percurso rápido, mas ainda com poucos pontos de acesso

***

E em Manaus? O que podemos fazer para melhorar a segurança dos ciclistas?

O que esperamos do governo do estado e da prefeitura quanto à melhoria das vias para circulação com bicicletas na cidade?

***

Saiba mais

:: Projeto Ciclofaixa da Cidade de São Paulo

:: Ciclofaixa incentiva o uso de bicicletas em São Paulo

:: Ciclofaixa estimula a boa convivência entre bicicletas e carros no trânsito

:: Ciclofaixa é opção para quem quiser se exercitar no feriado

:: Renata Falzoni teste Ciclofaixa em São Paulo