Na capital amazonense, cerca de 200 ciclo ativistas, acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio, em respeito aos ciclistas que morreram na semana passada.

Camila Pereira – 07 Mar 2012

Manaus – Ciclistas de 26 cidades brasileiras, incluindo Manaus, participaram na noite desta terça-feira (6), da Bicicletada Nacional. O objetivo da manifestação era lembrar ciclistas vítimas de acidentes de trânsito e pedir ao poder público mais atenção sobre segurança.

Na capital amazonense, cerca de 200 ciclo ativistas, estiveram no trajeto de 9,2 quilômetros e partiram do Parque Ponte dos Bilhares, zona centro-sul, com destino ao Teatro Amazonas, zona sul. Lá, acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio, em respeito aos ciclistas que morreram na semana passada. Depois retornaram para o Parque.

“Hoje é um dia especial, mesmo que a motivação não seja das melhores. Semana passada tivemos seis mortes em cadeia e decidimos elaborar essa manifestação pacífica, para que se entenda que é preciso uma melhoria nas vias e educação no trânsito”, afirmou Ricardo Romero, coordenador do movimento Pedala Manaus, que organizou a manifestação na capital.

Adepta do ciclismo como forma de lazer, a gerente de loja Flávia Azevedo, diz que a falta de segurança no trânsito, faz com a bicicleta sirva apenas para fins esportivos. “Utilizo a bicicleta apenas para passear e para o esporte mesmo. O trânsito é muito complicado para andar de bicicleta, as estatísticas são as provas”, declarou.

Para a psicóloga, Hitalla Fernandes, a conscientização de motoristas e ciclistas é o mais importante. “É necessário trabalhar a orientação no trânsito. O respeito tanto do motorista como do ciclista é fundamental para que seja mais seguro”, defendeu.