Bike Anjo é um projeto onde ciclistas mais experientes ensinam e auxiliam pessoas que querem aprender a pedalar e usar a bicicleta com segurança. Fazem um acompanhamento dos iniciantes em suas primeiras pedaladas, mostram e ajudam escolher rotas mais tranquilas, ensinam conceitos de segurança, legislação, comportamento no trânsito e a utilização básica da bicicleta. Os atendimentos são coletivos ou individuais e sempre realizados de forma gratuita e voluntária.

Os Bike Anjos são ciclistas habituados a pedalar nas ruas das cidades, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Isso é importante, pois usar a bicicleta no dia-a-dia é muito diferente de utilizá-la de forma esportiva ou a lazer.

Ser um Bike Anjo é acreditar em uma cidade melhor, com mais qualidade de vida para a população, e em uma convivência mais tranquila e harmoniosa entre as pessoas que se deslocam no trânsito. Todos nós já fomos iniciantes um dia e sabemos como é difícil começar a pedalar nas ruas de uma grande cidade.

O Pedala Manaus mantem duas atividades de Bike Anjo. A Quinta Coletiva que é uma atividade de bike anjo em grupo e a EBA – Escola de Bike Anjo , que tem por objetivo ensinar adultos a pedalar, fazendo novas amizades e compartilhando aquela boa sensação de liberdade sobre a bicicleta.

No dia 29/05/2013 o Pedala Manaus realizou a primeira edição da EBA e de lá pra cá, realizamos 8 edições de Bike Escola atendendo mais de 100 pessoas que tiveram o primeiro contato com a bicicleta e aprenderam a pedalar, ou voltaram a pedalar depois de muito tempo sem contato com a magrela.Durante todas as edições tivemos o prazer de conhecer pessoas novas, fazer amizades e também ter lições de vida e força de vontade.

Exemplos como o da Zilma, que logo quando chegou se sentiu em casa e fez questão de agradecer pela recepção e atenção dos monitores com os alunos. Tivemos a oportunidade de conhecer também a Dona Sônia, que com 68 anos de idade voltou a pedalar depois de uns 50 anos sem subir em uma bicicleta.

dona Zilma                                 dona sonia

A EBA é mensal e acontece sempre no último domingo do mês. É realizada no estacionamento do Condomínio Alphaville, na estrada do turismo, das 16h às 18h30. Para se inscrever, basta enviar e-mail para contato@pedalamanaus.org informando nome completo, idade, telefone e e-mail. É gratuito e o Pedala Manaus disponibiliza as bicicletas para as aulas.

Falando em bicicletas, utilizamos bicicletas dobráveis, cedidas pela Caloi que nos disponibilizou duas urbes para que as aulas possam ser ministradas. Além disso, contamos também com a ajuda de apoiadores que não se identificaram, mas que nos doaram duas urbes para as atividades.

 

Dia 26/01 já tivemos a primeira EBA do ano que foi comprometida pela chuva, mas que não nos desanimou.  Vamos iniciando o ano pondo em prática os projetos e fazendo cada dia mais pessoas felizes com os benefícios que a bicicleta nos proporciona. E Se você já é um ciclista experiente, pode participar do projeto sendo um Bike Anjo. Há várias ações nas quais você pode ajudar, seja ensinando alguém a andar de bicicleta, acompanhando um iniciante ou ajudando nas oficinas e passeios.

VEM COM A GENTE ! VEM PRA EBA ! VEM PRO PEDALA MANAUS !!!

APOIO:

caloi (1)