A primeira experiência com a Quinta Coletiva agradou os participantes e revela a importância de se investir na formação de novos ciclistas em Manaus

Quinta alternativa promove educação básica para ciclistas iniciantes

A proposta da Quinta Coletiva, novo serviço organizado pelo Pedala Manaus, é contribuir para que o ciclista iniciante pratique algumas atividades cotidianas do ato de pedalar e assim ganhe experiência e confiança, condições básicas para se pedalar com segurança no trânsito. A primeira edição teve a participação de 13 pessoas que participaram ativamente das atividades propostas, com muito bom humor e atenção.

As primeiras atividades foram sobre a importância de se pedalar com equipamentos de segurança no trânsito, como capacete, luzes dianteira (branca) e traseira (vermelha) e luvas. Em seguida, fizemos alguns ajustes nos capacetes e passamos dicas sobre mecânica da bicicleta, como tirar as rodas usando a blocagem, como regular a altura do banco, calibragem dos pneus e como trocar uma câmara de ar.

É muito importante ajustar corretamente os capacetes, sem deixar a fita frouxa nem muito apertada

A blocagem serve para facilitar a retirada das rodas

Que turma mais comportada prestando atenção às orientações dos monitores!

Depois dessa breve introdução, passamos para uma parte prática na ciclovia do Parque dos Bilhares para treinar: i) trocas de marchas em aceleração e desaceleração; ii) sinalização com gestos mostrando que vamos virar à esquerda, direita ou se vamos parar; e iii) equilíbrio, muito importante em subidas quando pedalamos bem lentamente e não podemos correr o risco de desequilibrar.

Atividade prática na ciclovia do Parque dos Bilhares

Concentração para sair pelas ruas de Manaus

Monitores do Pedala Manaus guiando os participantes da Quinta Coletiva

Grupo se posicionando em fila dupla na faixa da direita

Depois da pedalada na rua, retornamos ao Parque dos Bilhares para um bate-papo e encerramento das atividades. O Pedala Manaus agradece a presença de todos e convida os interessados a participar das próximas edições da Quinta Coletiva. Para se inscrever envie seu pedido pelo nosso site e aguarde a confirmação na quinta de manhã.

Vejam mais fotos sobre a Quinta Coletiva abaixo.



Coordenadores do Pedala Manaus que participaram da 1a. Quinta Coletiva:

  • Ricardo Braga Neto (Saci)
  • Mário Terra
  • Marcelo Cunha
  • Felipe Rossoni
  • Tiago Oliveira

Fotos:

  • Eduardo Mühlen

Agradecimentos:

  • SEMMAS