Andar de bicicleta no trânsito das cidades grandes pode ser um desafio, principalmente para ciclistas novatos que querem adotar a bicicleta como um meio de transporte. Porém isso não significa que usar a bicicleta na cidade seja um perigo iminente. Existem algumas medidas de segurança no trânsito que se forem seguidas podem minimizar o risco de acidentes, já que com um pouco de experiência é possível pedalar tranquilamente compartilhando as vias com outros veículos. Sabendo disso, o Pedala Manaus vai oferecer o serviço de Bike Anjos em Manaus para ajudar a multiplicar o número de ciclistas nas ruas.

O Bike Anjo é um projeto voluntário de ciclistas experientes que se dispõe a ajudar novatos. O projeto surgiu em São Paulo e está funcionando tão bem que já foi replicado em várias outras capitais nacionais, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, ajudando a formar centenas de novos ciclistas. Pedalar em segurança pode aumentar muito a chance de mais pessoas adotarem a bicicleta como um meio de transporte alternativo, contribuindo para reduzir congestionamentos e a emissão de poluentes.

As dicas principais que os Bike Anjos dão aos novatos estão relacionadas com segurança no trânsito, informações sobre direitos e deveres estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro, sugestões de rotas mais apropriadas, orientações quanto à manutenção básica da bicicleta (calibragem dos pneus, ajuste dos bancos e freios), além de acompanhar os ciclistas iniciantes em pedaladas urbanas.

Em Manaus, o serviço começará a funcionar a partir de julho de 2011. Para chamar um Bike Anjo, basta acessar o formulário e preecher seus dados com a finalidade da ajuda, nome, idade e contatos. Depois do cadastro, a ficha será enviada para o Coordenação do Pedala Manaus que selecionará um ou mais ciclistas que poderão orientar os interessados.

Saiba mais
Bike Anjo
“Bike anjos” ajudam a diminuir o trânsito e a poluição de São Paulo, por Marina Araújo (Bom Dia Brasil)
Carros devem manter 1,5m de distância de ciclistas nas ruas, por Renata Cafardo (Fantástico).
”Bike anjos” ajudam ciclista iniciante a enfrentar o trânsito, por Felipe Oda (Estado de São Paulo)