O portal Mobilize vai lançar uma nova campanha sobre a sinalização de trânsito para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público nas cidades brasileiras e o ITDP Brasil e o Pedala Manaus estão apoiando esta iniciativa.

A fase inicial da campanha será um levantamento nas principais capitais brasileiras e o Mobilize está buscando gente engajada para avaliar a sinalização local. Para tanto, eles desenvolveram formulários simples, que deverão ser preenchidos em campo, ter suas informações inseridas numa ferramenta online e depois compilado pelo ITDP Brasil para gerar um relatório nacional. Serão avaliadas as sinalizações para ciclistas, pedestres e usuários de transporte público. 

Fica a critério de cada pessoa avaliar apenas a sinalização para ciclistas ou as outras duas também (para pedestres e usuários de transporte público).O ideal seria conseguir preencher os três tipos diferentes! 

O resultado desta campanha será enviado para a imprensa e autoridades de todo o país, a fim de pressionar o poder público por melhorias na sinalização das vias.

A campanha será lançada no máximo em uma semana, já com avaliações de colaboradores nas principais capitais. Depois do lançamento, todos poderão continuar avaliando também. Neste momento também iremos estimular o público em geral a avaliar.

Os três formulários (pedestres, ciclistas e transporte coletivo) e os exemplos com fotos de como as sinalizações deveriam ser estão aqui disponibilizados e servirão como referência para preenchimento dos mesmos.

O Mobilize está desenvolvendo uma página da campanha Sinalize, com informações sobre sinalização, legislação, melhores práticas, iniciativas da sociedade e colaboradores, além de um lugar com mapa para a pessoa indicar o local da avaliação, incluir as notas, fotos e comentários.

O formulário eletrônico já está disponibilizado. Ainda estão sendo feitas algumas melhorias, mas já é possível inserir os dados e as fotos online, além de ver as notas no mapa da página resultados. O endereço é http://www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/formulario

Igual na campanha “Calçadas do Brasil” haverá um ranking. A ideia é ter uma grande repercussão na mídia e pressionar os governos. Por exemplo, no formulário para usuários de transporte coletivo, a ideia é avaliar se os pontos de ônibus estão bem sinalizados. A pessoa vai responder o formulário dizendo se no ponto informa quais linhas, trajetos e horários dos ônibus que passam lá. Também vai ver se o interior dos ônibus tem essas informações. Depois um relatório será feito e enviado para os prefeitos. As cidades que os pontos são mal sinalizados receberão nota baixa, sairá na mídia e haverá argumento para que melhore.

PARTICIPE e COLABORE COM A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE MELHOR!

 

Serviço

CAMPANHA SINALIZE: Vamos Sinalizar

Promoção: Mobilize Brasil

Informações: http://www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize

Formulário: http://www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/formulario

Cicloabraços,
 
Paulo Aguiar
Coordenador
Pedala Manaus | www.pedalamanaus.org
M: (92)8261-8504 | paulo@pedalamanaus.org