O domingo foi de comemoração com pedalada e plantio de mudas no segundo dia da programação da Semana do Meio Ambiente 2012, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Secretário Marcelo Dutra (SEMMAS) e Ricardo Romero “Alemão” (Pedala Manaus)

Junto com os moradores do conjunto, os integrantes do movimento Pedala Manaus se uniram numa ação de cidadania ambiental fazendo o plantio de mudas de espécies amazônicas numa das oito áreas verdes do Acariquara, na Zona Leste de Manaus. A área verde também foi demarcada com a colocação de placa de identificação com a finalidade de impedir qualquer tipo de ocupação irregular. O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Marcelo Dutra, destacou que o sentido maior da ação do Acariquara foi o de convocar os moradores a serem co-responsáveis pelo processo de consolidação do conjunto como um exemplo de sustentabilidade.

Monitores do Pedala Manaus fincando a placa no Conjunto Acariquara

Após a instalação simbólica da placa – foram colocadas outras 15 nas demais áreas verdes do conjunto – foi dada a largada para o III Passeio Ciclístico Ambiental da Semmas, em parceria com o movimento Pedala Manaus. Os ciclistas saíram do conjunto com destino ao Parque do Mindu, num percurso de aproximadamente 9 quilômetros e foram informados pelo secretário Marcelo Dutra que, a partir desta semana, o movimento já disponibilizaria de um espaço que funcionará como sede no Parque dos Bilhares. Hoje, o movimento reúne algo em torno de 2 mil pessoas que apoiam a bicicleta como modal de transporte urbano. Semanalmente, grupos de até 400 ciclistas saem do Parque dos Bilhares para passeios noturnos pela cidade.

Foram plantadas no Conjunto Acariquara 150 mudas florestais e outras 200 frutíferas foram distribuídas junto aos moradores. “Estamos colocando aqui hoje mudas com mais de dois metros, pois não plantamos mais mudas que não estejam nesse padrão. Temos um trabalho de arborização cada dia mais profissional e com a garantia de incremento graças ao nosso Banco de Sementes, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM)”, afirmou Marcelo Dutra. O banco de sementes permitirá ao município saltar de 60 mil para 200 mil mudas/mês.

Os moradores do conjunto agradeceram a iniciativa da Semmas. O engenheiro Rossini Oliveira, 61, há 25 anos morando no local, afirmou que para ele era um prazer estar plantando uma árvore no conjunto onde mora com a família. “Agora, nossa missão é nos empenharmos para manter as mudas sempre vivas e em crescimento”, admitiu. O secretário lembrou que as áreas verdes do Conjunto Acariquara também foram alvo de processos de ocupação irregular e precisam ser devolvidas ao patrimônio do município para que possam ser replantadas. “A SEMMAS fez um remapeamento das áreas verdes e está dando início ao processo de demarcação e identificação, para o qual esperamos contar com o apoio da população”, disse.

Ao chegar no Parque do Mindu, os ciclistas foram recebidos com um café da manhã à base de frutas. Em seguida, participaram do sorteio de bicicletas doadas pela Caloi para o evento.

Veja algumas fotos abaixo:

Fonte: Divulgação SEMMAS