Manaus recebe os primeiros quilômetros de Ciclofaixa de Lazer no Centro da Cidade. O Projeto foi idealizado e executado pela parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

CiclofaixaMAO-2

Grupos de ciclistas, que mesmo com chuva, comparecem ao lançamento do Projeto Ciclofaixa em Manaus. (Fonte: Pedala Manaus)

O Projeto Ciclofaixa de Manaus, que por enquanto ocorre em 1,3 quilômetros na avenida Getúlio Vargas e Praça da Polícia, região central de Manaus, foi recebido com grande expectativa pelos amantes das magrelas por representar mais uma importante conquista, fomentando uma nova realidade na qual Manaus adota às bicicletas. O Projeto é de interesse da Sociedade, ainda mais com a consolidação das bicicletas nas ruas da Cidade e demonstra o interesse do poder público em proporcionar um espaço de lazer destinado aos ciclistas. Neste sentido o Movimento Pedala Manaus, falando em nome de todos os ciclistas, reconhece a grandeza do projeto e sugere atenção especial a alguns pontos observados pelos ciclistas que compareceram às duas primeiras edições, a fim de garantir uma atividade segura, atrativa e permita que mais pessoas adotem a bicicleta como lazer, esporte ou transporte.

Sabe-se que as Ciclofaixas são infraestruturas que, dependendo da forma como foram instaladas, podem dar segurança ou colocar ciclistas em risco, especialmente em uma Cidade como a nossa, em que ainda não há a cultura do uso das bicicletas e que, por consequência, não possui respeito no trânsito e cada espaço é disputado ferrenhamente.

CiclofaixaMAO-3

Cones distantes entre si, que permitem a interferência de veículos motorizados. (Fonte: Pedala Manaus)

Gostaríamos de chamar a atenção primeiramente para as questões relativas à sinalização. O local da Ciclofaixa e as avenidas/ruas próximas, devem conter sinalizações que indiquem o uso daquela avenida, naquele dia e horário, por ciclistas, permitindo até que os motoristas utilizem outra rota ou acessem aquela região com velocidade reduzida, colaborando com quem se utiliza das magrelas para o lazer de domingo de manhã. No nosso caso, tais sinalizações podem ser feitas por faixas instaladas nas ruas próximas e na própria Av. Getúlio Vargas, informando o horário de funcionamento da ciclofaixa. Sinalizações na pista de rolagem também são recomendadas. Da mesma forma, o local deve conter um número de cones próximos o suficiente, para que possam separar as bicicletas dos carros e não permitir, em nenhum ponto, que haja a intervenção de veículos motorizados por toda a extensão. Recomendamos também que o percurso tenha sentido único, evitando restrições aos próprios ciclistas que estão ali por lazer e querem compartilhar a atividade com outros ciclistas lado a lado.

CiclofaixaMAO-1

Ciclofaixa instalada na contra-mão dos carros, recomendamos que seja unidirecional e conforme o trânsito. (Fonte: Pedala Manaus)

Outra questão bastante importante é a presença de agentes de trânsito ou pessoas devidamente instruídas, que possam coordenar as ações dos ciclistas e carros, evitando acidentes ou conflitos que desagradem os dois grupos. Não há forma de controlar essa situação, sem contar com a presença de pessoas em todos os cruzamentos, com sinalizadores ou outro material que possibilite tais ações.

O maior exemplo que temos atualmente, é o de São Paulo/SP. O Projeto Ciclofaixa lá é realizado por uma instituição privada que divulga sua marca enquanto proporciona um programa saudável, divertido e prazeroso para toda a família. Para realizar essa atividade de forma segura, diminuindo os riscos de acidentes nos diferentes casos, a Empresa contratou um número grande de funcionários (agentes que organizam os cruzamentos, acessos e todas as outras demandas) e adquiriu um número de cones suficientes para tê-los em todo o perímetro da Ciclofaixa, distantes 15 centímetros um do outro (sem permitir que outros veículos acessem a área). Também possuem mecânicos, veículos de apoio e todo aparato para permitir um passeio tranquilo nos mais de 100 quilômetros de todo o percurso, garantindo segurança, organização, respeito aos ciclistas e aos motoristas. Os carros de apoio e mecânicos, em Manaus, poderiam ser conseguidos em parceria com as bicicletárias e oficinas de Manaus.

CiclofaixaSP

Estruturas do Projeto Ciclofaixa em SP. Sinalização por todos os lados e agentes em todos os cruzamentos ou áreas que possam gerar conflitos entre os veículos. (Fonte: Ricardo Alemão)

Certo da importância desse projeto piloto, bem como da sua necessária revisão, adequação e da possibilidade de que o mesmo se replique em outras zonas da cidade, o Movimento Pedala Manaus, indo muito além de apenas criticar o projeto, vem por meio desse documento sugerir algumas adequações e se colocar à disposição dos órgãos idealizadores e executores do mesmo, para contribuir somando a visão do ciclista, o que, comprovadamente, só tem a enriquecer o Projeto Ciclofaixa, que é muito significativo para a sociedade manauara e que oferecendo a segurança necessária e esperada, atrairá mais e mais pessoas para essa prática, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de um grande número de pessoas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::