O monitoramento de tráfego atualmente realizado no Brasil não inclui ciclistas porque só agora é reconhecida a importância das bicicletas. As atuais políticas de mobilidade urbana exigem maior participação das bicicletas no sistema de transporte. A contagem auxilia os engenheiros a desenhar traçados de acordo com a real necessidade, tornando eficiente o uso de recursos e tempo limitados. O aumento de utilização de bicicletas é apoiado devido ser mais eficiente em termos de espaço viário e estacionamento, além de reduzir investimentos em novas estruturas viárias e colaborar substancialmente com o meio ambiente.

Clique aqui para acessar o estudo completo (em PDF).

Para essa primeira contagem em Manaus, foram selecionadas 2 localizações conforme importância das avenidas (por ser corredor entre as zonas da Cidade), ocorrência de instituições de ensino e pesquisa, concentrar comércios, agências bancárias e órgãos públicos, por exemplo. São elas:

Contagem_AA

1. Esquinas da Av. André Araújo com as Ruas Gabriel Gonçalves e Otávio Cabral – Aleixo – Manaus/AM.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Contagem_BRA

2. Avenida Brasil – Compensa – Manaus/AM.

A contagem de ciclistas tem o objetivo de registrar a quantidade de pessoas que pedalam, relacionando também as características dos ciclistas como equipamentos de segurança, tipos de viagens (a passeio, a serviço), origem-destino, entre outros. Os dados coletados tornam-se ferramentas não só para engenheiros de trânsito e planejadores urbanos, mas agentes de saúdes com intenção de promover estilos de vida saudáveis podendo, também, ser voltado para investimento em policiamento pensando na segurança daqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte escolar. Porém, a contagem de bicicletas é uma tarefa difícil e onerosa para órgãos de trânsito.

Contagem_AA_Fotos

Ciclistas fotografados no período da contagem no bairro Aleixo.

O Pedala Manaus em parceria com a Empresa Jr da Uninorte Laureate e alunos do curso de Administração se uniram com o objetivo de realizar a contagem de ciclistas nas Avenidas André Araújo e Brasil para validar informações da pesquisa origem-destino com intuito de fomentar o processo público de criação ciclofaixa e/ou ciclorota e educação no transito visando defender o uso de bicicletas como meio de transporte seguro na cidade de Manaus.

Contagem_BRA_Foto

Ciclistas fotografados no período da contagem no bairro Compensa.

A contagem realizada no dia 05 de junho de 2013 seguiu o modelo adotado pela Associação Transporte Ativo do Rio de Janeiro, organização da sociedade civil voltada à qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito. Foi utilizado o método manual e fotográfico que nos permite contar e recontar, ver e rever vários itens correspondentes ao deslocamento por bicicletas.

Seguem abaixo gráficos resultantes dessa contagem/pesquisa, onde foram abordadas diversas questões como idade, sexo, deslocamento, horário, rota, uso de equipamento e outros.

Contagem_AA_Geral

Gráficos referentes a contagem no bairro do Aleixo.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Contagem_BRA_Geral

Gráficos referentes a contagem no bairro da Compensa.

Clique aqui para acessar o estudo completo (em PDF).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Realização e Apoio:

Apoio_Contagem_II