O Pedala Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus – através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizou a Pedalada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Essa data foi criada para que as pessoas reflitam sobre o uso excessivo dos automóveis frente ao caos no trânsito vivido por várias das cidades do País (e fora do Brasil), não sendo diferente aqui em Manaus.

A Pedalada encerrou a Semana da Mobilidade Urbana, que contou com outras atividades realizadas pelo Pedala Manaus, com apoio dos Grupos de bicicleta de Manaus (Guaribike, Jungle Bike, Tambike, Amigos do Pedal, Pedala 10 Torres / Top Bikers, Traíras de Bike, Surubins, Amazonas de Bike, Baiku de Bike, Saga Bike, Bike Friends, Frigideiras de Bike, BAC – Bolão Amazonense de Ciclismo e 29 Junglers) que anseiam da mesma forma, por melhores condições de segurança e respeito por parte dos motoristas de veículos motorizados. Importante lembrar sempre que a BICICLETA é considerada por Lei (Código de Trânsito Brasileiro) um veículo como os demais, só que de propulsão humana – com direitos e deveres. Um dos direitos, talvez o menos respeitado pelos motoristas, seja o de compartilhar as vias com os demais veículos (esse motorizados). Somente com campanhas educativas e grande esforço, conseguiremos que haja esse respeito e que o trânsito se torne mais humano.

Em complementação a Pedalada – dia 22 de setembro – e para buscar um comprometimento do Poder Público junto a importantes questões relacionadas à Mobilidade Urbana, o Pedala Manaus convidou os candidatos a Prefeitura de Manaus para que assinassem a Carta de Compromisso elaborada pelo Movimento através de Consulta Pública, que apresenta como resultados o que os cidadãos esperam da próxima Gestão Pública quanto à promoção do uso da bicicleta na cidade.

Os candidatos Arthur Virgílio Neto (através do vice Hissa Abraão), Serafim Corrêa (através do vice Marcelo Ramos) e Pauderney Avelino, compareceram e assinaram no dia e a candidata Vanessa Grazziotin, que nos procurou posteriormente e também assinou, se comprometeram a executar os itens mencionados no documento (leia a carta na íntegra: http://www.pedalamanaus.org/eventos-anuais/dia-mundial-sem-carro/carta-de-compromisso-2013-2016/), contribuindo assim com a possibilidade de transformação de Manaus em cidade sustentável e mais humana para a Sociedade.

 

PEDALADA DO DIA MUNDIAL SEM CARRO

A Pedalada, que ocorreu pelo 3º ano consecutivo, foi um sucesso e reuniu mais de 600 pedaleiros/as de todos os Grupos de bicicletas de Manaus, funcionários da Caloi S/A e policias do Batalhão de Polícia Ambiental, além de outros ciclistas e cicloativistas de Manaus. O percurso circular, que retorna ao ponto de partida, saiu do Parque dos Bilhares com destino a Cidade Nova e teve como ponto de descanso e hidratação o Carrefour daquele bairro. A organização e segurança da Pedalada contou com os Monitores do Pedala Manaus, apoio dos agentes e viaturas da Manaustrans e das viaturas e do próprio efetivo do Batalhão de Polícia Ambiental, permitindo melhor fluidez e maior respeito dos motoristas que estiveram nas ruas naquele período (17 às 20hs).

Av. Torquato Tapajós e a Nação Pedaleira!

 

NOSSOS PATROCINADORES PARA A SEMANA DE MOBILIDADE URBANA

O Pedala Manaus contou com o patrocínio das empresas Caloi, Claro, FarmaBem e MarcaBrasil e apoio do Shopping Manauara, para que realizássemos as atividades previstas na Semana da Mobilidade Urbana. Os materiais produzidos para essa campanha foram: camisetas para os eventos, panfletos direcionados a campanha “Respeito ao Ciclista”, banners, faixas, adesivos e placas, que chamavam a atenção da Sociedade para tão importante Semana. As atividades realizadas foram:

  • Quiosque no Shopping Manauara (dias 20 e 21/09) para abordagem e divulgação das demais atividades a realizar-se em meio a Semana da Mobilidade Urbana;
  • BLITZ em ponto estratégico (no horário de “rush”) para panfletagem e distribuição de adesivos do Pedala Manaus e 1,5m (respeito o ciclista);
  • Desafio Intermodal, para medir a eficiência dos modais de transporte e esse ano contamos com pedestre, patins, bicicleta, moto, carro e transporte coletivo. (teremos uma matéria exclusiva sobre essa atividade);
  • Pedalada em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro.

Quiosque no Shopping Manauara!!!

 

 

NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS APOIADORES

Por último e não menos importante, dedicamos essas próximas linhas aos Grupos de Bicicletas de Manaus, ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental, a Manaustrans, a OficeBike Manaus, Carrefour Cidade Nova e todos os demais que nos apoiaram nas atividades e nos ajudaram a REALIZAR todas as atividades na Semana da Mobilidade Urbana. Somos imensamente gratos e nos colocamos a disposição para somarmos em outros eventos e desafios que vierem a ocorrer, desde que o objetivo comum seja de transformar Manaus em uma Capital mais humana e sustentável.