No último fim de semana de outubro (29 e 30), a Cidade de Manaus recebe pela primeira vez uma grande ação de conscientização em prol do meio ambiente. É a I Virada Ambiental que tem como um dos objetivos desenvolver uma consciência humanizadora, ética e reflexiva frente às questões ambientais na Amazônia, promovendo a inclusão ambiental dos jovens de Manaus.

A Virada Ambiental será realizada com uma série de eventos consecutivos, alguns simultâneos, de diferentes naturezas. Entre eles o passeio ciclístico que acontece no dia 29 (sábado) com saída às 19 horas do Parque dos Bilhares (encontro às 18h30) e chegada no Largo Mestre Chico. São 14 km de passeio onde os participantes terão contato com a natureza e os diversos problemas ambientais causados pela população.

A iniciativa da pedalada ambiental, com o apoio do Movimento Pedala Manaus (www.pedalamanaus.org), se justifica pela promoção de práticas sociais de conscientização, pois momentos como estes, certamente possibilitarão condições para que os jovens e a população como um todo, entendam a necessidade de pensar e viver o meio ambiente de forma ampla e responsável.

O passeio ciclístico é aberto ao público em geral, mas pedimos atenção especial aos itens de segurança (luzes de identificação dianteira e traseira e capacete). Importante lembrar que a bicicleta hoje é vista como solução para a questão de mobilidade urbana no mundo. São várias as vantagens de usá-la como principal meio para se locomover na cidade: não ficar parado no trânsito, economizar dinheiro, não emitir gases do efeito estufa, praticar exercício físico, conhecer melhor a cidade.

Para mais informações, visite: http://viradaambiental.manaus.am.gov.br/