Entre 23 e 26 de fevereiro, aconteceu em Porto Alegre o I Fórum Mundial da Bicicleta, que reuniu especialistas, cicloativistas, ciclistas e simpatizantes de várias cidades do Brasil e do mundo. Manaus foi representada por coordenadores do Pedala Manaus que participaram ativamente das oficinas, discussōes, mostras e pedaladas, trocando experiências e tendo contato com diversas propostas e iniciativas.

O entendimento da bicicleta como um instrumento transformador da qualidade de vida das pessoas foi o mote unificador de um fórum pioneiro que teve uma programação riquíssima, focada na promoção da bicicleta como meio de transporte nos grandes centros urbanos. Participaram pessoas de várias cidades do país, bem como da França, Inglaterra, Holanda, EUA, Taiwan, Argentina, Venezuela, Chile e Itália. A data não poderia ser mais apropriada. Há um ano ocorreu o atropelamento coletivo de ciclistas que estavam participando da Massa Crítica. Ainda que revoltante e assustador, esse ato bárbaro curiosamente teve um efeito de potencializar o movimento cicloativista no Brasil. A diversidade de atividades do fórum é testemunha desse engajamento, reflexo de um movimento abrangente e amplamente catalisado pela sociedade civil.

:: Veja as fotos do Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre
 

Bicicleta na mídia
Em pauta há uma década na blogosfera, a bicicleta está sendo abraçada pela grande mídia, cujo papel será determinante para colocar a bicicleta na pauta política. Veículos de comunicação como a Globo, Band e CBN vêm explorando o tema frequentemente em escala nacional. Em Curitiba, o jornalista Alexandre Costa Nascimento, especializado na área de economia e direitos do consumidor, haviado criado o blog Ir e vir de Bike para expressar seus pensamentos em defesa da bicicleta. Dois meses depois, foi convidado pela sua editora a incorporá-lo à Gazeta do Povo, um dos maiores jornais do Paraná, agregando o lastro de um corpo editorial e atingindo uma audiência muito mais abrangente.

Inserindo a bicicleta na economia
Alexandre é um exemplo da área de jornalismo de um número crescente de profissionais liberais que estão guiando suas linhas de atuação profissional pela paixão pela bicicleta. O potencial de empreendimentos da bicicleta como um negócio que mescla economia, saúde coletiva e sustentabilidade é imenso e foi explorado por vários palestrantes, cobrindo temas como entregas de bicicleta, cicloturismo urbano, bicicletas elétricas, geração de energia em bicicletas estáticas e o transporte de cargas e pessoas. Em Porto Alegre, o Pedal Express, oferece um serviço de entregas de bicicletas que concilia rapidez, preço baixo e emissão zero de poluentes.

:: Assista ao vídeo da Pedal Express
 

Em Curitiba, Gustavo Carvalho está explorando o cicloturismo urbano pela Kuritbike e está inovando com a perspectiva de oferecer um aplicativo para celulares para fazer bike tours auto-guiados na capital paranaense. Ganhador de um concurso cultural da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Gustavo garante que através do aplicativo os clientes vão ter acesso aos mapas dos roteiros, informações, fotos, dicas de segurança, além de outras funcionalidades.

Bicimáquinas em Porto Alegre

Inspirado no projeto Maya Pedal, algumas iniciativas começam a surgir no Brasil. Durante o fórum, o potencial da bicicleta como máquina foi explorado por Ítalo Noan, acoplando um moedor de grãos e um liquidificador a uma bicicleta ergométrica reformada. Em Curitiba, foi fundado recentemente o Instituto de Energia Humana, que tem como objetivo criar máquinas que utilizem somente a energia do corpo humano para atividades cotidianas. O potencial para a Amazônia é imenso.

Educação e o incentivo ao pedal
A educação é um tema central na promoção de bicicleta como meio de transporte em todas as cidades do Brasil e o tema vem sendo tratado com bastante êxito pela sociedade civil. Teoricamente, vem-se discutindo as melhores formas de compartilhamento das vias com outros veículos, enfatizando a comunicação visual e a conduta defensiva tanto por ciclistas quanto motoristas. O principal fundamento é a busca por respeito, já que temos direitos e deveres estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro. Na prática, uma ampla gama de atividades vem ajudando a promover o uso da bicicleta de forma segura e responsável, com destaque para o serviço gratuito prestado pelos Bike Anjos em várias cidades do Brasil.

Fiona Roy, urbanista inglesa

Por outro lado, em alguns países da Europa, como Holanda e Inglaterra, capacitar seus cidadãos a pedalar com segurança faz parte da grade curricular das crianças na infância e depois na adolescência. A urbanista inglesa Fiona Roy, especialista em mobilidade com ênfase em transporte e acesso para deficientes em espaços públicos, apresentou um panorama geral sobre como o governo da Inglaterra promove o treinamento para usar a bicicleta como veículo. Lá existem cursos nas escolas para as crianças que ensinam aspectos básicos da condução da bicicleta, como equilíbrio, comunicação visual e manutenção básica.

Mobilidade urbana: o papel da bicicleta nas cidades
Três aspectos bastante interessantes e complementares foram tratados amplamente no Fórum Mundial da Bicicleta: a mobilização popular, a inserção da temática na academia e aspectos legais na promoção da bike como meio de transporte. A mobilização popular no Brasil vem sendo criada a partir da Massa Crítica e das Bicicletadas, e foram destaque o painel “Cicloativismo: Bicicletada/Massa Crítica, o cicloativismo como agente de mudança para cidades mais humanas” com Chris Carlsson (escritor e cicloativista/EUA), Thiago Bennichio (Ciclocidade/SP) e Henrique Ressel (Voto Livre/PR), e a oficina “Massas Críticas no Brasil: experiências, conquistas e perspectivas” coordenada por Fernanda Rachid, Renato Zerbinato, Mara Marchetti e Yuriê Baptista.

Henrique Ressel (Voto Livre/PR) e Thiago Bennichio (Ciclocidade/SP)

Mostrar a demanda é um caminho promissor, mas é preciso transformar a atitude e discurso em ações concretas, e existem algumas iniciativas no Brasil que fornecem uma contribuição científica e técnica à questão. Neste caso, os destaques foram o painel “Mobilidade e bicicleta: o papel da bicicleta nas cidades modernas” com a participação de Ricardo Corrêa, sócio da consultoria TC Urbes, Lincoln Paiva, Presidente da Green Mobility Brasil e do Instituto Mobilidade Verde, e João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS, e a oficina “Programa Ciclovida (UFPR) e a invasão das Bicicletas” com José Carlos Assunção Belotto. Já as estratégias para inserir a bike no contexto legal foram discutidas na oficina “Democracia direta através da Internet e a Lei da Bicicleta” com Marcos Juliano Ofenbock e Henrique Ressel do Voto Livre.

Pedaladas do Fórum Mundial da Bicicleta
Durante o fórum, foram realizadas várias pedaladas chamando a atenção para cidades mais humanas e com respeito à presença do ciclista. No dia 24 de fevereiro, última sexta-feira do mês, foi realizada em Porto Alegre a maior Massa Crítica da história no Brasil, com cerca de 2.000 pessoas! O encontro serviu para celebrar e debater o uso da bicicleta e marcar um ano do atropelamento coletivo contra 17 membros desse grupo.

:: Veja as fotos da Massa Crítica de POA
 

Encerramento
Ao final do fórum, ocorreram shows de bandas locais, como Apanhador Só e Bandinha Di Dá Dó, e também do músico e cicloativista Plá (Curitiba) que tocou clássicos como a Invasão das Bicicletas e uma novidade feita para lembrar o atropelamento, a música Bestafera.

Plá de carona no carreto durante a pedalada da Massa Crítica
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Créditos da fotos :: Ricardo Braga Neto, Ricardo Romero e Simone Russo.

Agradecimentos :: O Pedala Manaus agradece ao Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, e à empresa Pneu Forte pelo apoio fornecido, tornando possível a participação de 3 coordenadores no fórum.