A vanguarda das pedaladas nos Anos Dourados era marcada por uma época de transição entre o período de guerras e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas no Brasil

Av. Floriano Peixoto – ao fundo torre da igreja dos Remédios.
Foto: não identificada

Por Keyce Jhones

[publicado originalmente no StudioBLOG]

A cidade de Manaus em plena década de 50, demonstrava um estado de harmonia com todo seu espaço urbano e arquitetônico, com ruas largas e bem cuidadas, passeios públicos alinhados e calçados em pedras de liós, embelezavam um conjunto da leitura espacial no Centro da cidade.

Em 1954 (registro das fotos) foi promovida uma parada militar, onde vê-se os primeiros registros de um passeio ciclístico realizados na cidade. Não há informações concretas de que grupos eram estes que pedalavam pelas ruas do Centro. Mas pela caracterização e disposição do público, tratava-se de uma grande comemoração, com desfiles de pelotões militares e grupos de civis mostrando o progresso da cidade naquela época.

Av. Floriano Peixoto, lado esquerdo da foto, antigo Hotel Amazonas (arquitetura moderna).
Foto: não identificada

Fotos sem identificação, ciclistas posando para foto em Manaus.
Foto: não identificada

Ciclistas militares em passeata por Manaus.
Foto: não identificada

Passeata pela rua 10 de julho, militares montados em bicicletas pedalam, logo ao lado do Teatro Amazonas, ao fundo antigo Tribunal de Justiça do Amazonas (hoje Centro Cultural Palácio da Justiça).
Foto: não identificada

Fonte das imagens: Desconhecida, acervo Keyce Araújo (@KeyceJhones)