O Pedala Manaus, movimento parceiro da Caloi, foi convidado pela organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, a apresentar palestra para os funcionários da empresa com o tema “Segurança no Uso da Bicicleta”. Essa temática é amplamente difundida nas atividades semanais organizadas pelo Movimento.

Com a parceria entre o Pedala Manaus e Caloi cada dia mais fortalecida, o Pedala Manaus através do coordenador Ricardo Alemão, teve o prazer de abrir a SIPAT 2012 com a palestra sobre Segurança no Uso da Bicicleta. Foi uma oportunidade bastante importante para fomentar o uso da bicicleta mediante os funcionários da empresa e ao mesmo tempo passar relevantes informações sobre a forma correta de usar a bicicleta em vias públicas (quais as condutas a seguir), falar sobre os equipamentos de segurança e sua importância e como e por que o Pedala Manaus se consolidou no cenário Municipal/Estadual em tão pouco tempo desde a sua criação. As palestras ocorreram em dois períodos, manhã e tarde, abrangendo quase a totalidade dos funcionários da empresa, que hoje possui em seu quadro aproximadamente 550 pessoas.

Ricardo Romero, o Alemão, palestrando no SIPAT.

Para o Pedala Manaus, além de apresentarmos nossa forma organizada de promover o uso da bicicleta para potenciais “pedaleiros(as)”, o dia foi produtivo por conhecer as pessoas ligadas a diretoria, gerência e supervisão de diversas áreas e trocar experiências/ideias sobre projetos futuros e como o movimento pode ajudar quanto a produção das bicicletas. Conforme conversa com Maurício Itikawa, gerente de qualidade, buscaremos uma forma de “feedback” dos usuários dos modelos da Caloi para que os produtos sempre estejam a contento da sociedade. Hoje contamos com uma fração bem representativa das pessoas que participam das atividades utilizando os diversos modelos da empresa. Com o novo diretor residente, Gustavo Rodrigues, o coordenador Ricardo Alemão se propôs a desenhar uma forma mais aplicada para fortalecermos a questão da bicicleta dentro da empresa e criar nos funcionários um sentimento de que eles, através da cada peça fabricada, soldada, pintada e bicicleta finalizada, contribuem e muito para a humanização e conscientização do trânsito e da melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Welby Barros, Rai Silva, Ana Paula, Ricardo Alemão, Gustavo Rodrigues, Lisandra Barros e Maurício Itikawa.

Por fim, depois das palestras e acompanhados pelo supervisor de manutenção – e integrante do movimento desde quase seu começo – Welby Barros, um grupo que incluía o palestrante e monitores do Pedala Manaus, fizeram um “tour” pela fábrica passando por toda a linha de produção e entendendo como apenas barras/canos de alumínio e ferro se transformam em produtos que despertam o sonho de crianças, jovens e adultos e que hoje é considerado como solução de mobilidade urbana em muitos países e por muitos especialistas e engajados no assunto.

Veja mais fotos do SIPAT 2012 com Pedala Manaus ::