O Pedala Manaus, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM/AM e Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD, realizou uma Pedalada em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. É um evento para alertar e conscientizar as pessoas sobre essa importante data – 14 de novembro de 2012 e a necessidade de exames preventivos e de controle sobre o Diabetes.

Mais de 250 ciclistas, cicloativistas e interessados pela causa se reuniram no Parque dos Bilhares – local de encontro para as atividades do Pedala Manaus e saíram para mais uma pedalada pelas ruas da cidade de Manaus. O percurso, de aproximadamente 10km, ficou todo “piscante” com as luzes de identificação utilizadas pelos pedalantes, chamando a atenção da população para o importante trabalho desenvolvido pelas Sociedades (acima citadas).

O diabetes é uma doença crônica que vem crescendo constantemente e uma das formas de tratamento da doença é a prática de atividades fisicas.

Oficialmente, o dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Através de dados fornecidos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

Clique aqui para saber mais a respeito do Dia Mundial do Diabetes.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::