Em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 2012, a Prefeitura de Manaus e o Pedala Manaus promoveram o plantio de mudas, passeio ciclístico e exposição sobre a biodiversidade amazônica no último domingo. Veja todas as fotos!

O evento, organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e o Pedala Manaus, contou com atividades durante a manhã do dia 3 de junho. Cerca de 150 pessoas se reuniram no conjunto Acariquara I onde, juntamente com o Secretário Marcelo Dutra (SEMMAS), realizaram o plantio de cerca de 10 mudas de espécies nativas na praça do conjunto.

Todas as mudas possuíam mais de 2 metros de altura, o que aumenta a taxa de sobrevivência. “Estamos colocando aqui hoje mudas com mais de dois metros, pois não plantamos mais mudas que não estejam nesse padrão. Temos um trabalho de arborização cada dia mais profissional e com a garantia de incremento graças ao nosso Banco de Sementes, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM)”, afirmou Marcelo Dutra. O banco de sementes permitirá ao município saltar de 60 mil para 200 mil mudas/mês, mas depende também da população manter as mudas bem cuidadas para ser tornarem árvores, garantindo sombra e lugar pra bicharada viver.

Outras 150 mudas florestais e 200 frutíferas foram plantadas nas áreas verdes do conjunto, que também foram identificadas por placas com a intenção de impedir ocupação e descarte de resíduos irregulares. O Conjunto Acariquara recentemente se tornou uma APA e essa atividade reforçou o compromisso dos moradores com a conservação das áreas verdes.

Durante a cerimônia de plantio, Marcelo Dutra reforçou a importância do Movimento Pedala Manaus para a cidade de Manaus e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, e afirmou que uma sede permanente será construída no Parque dos Bilhares.

Após o plantio, os ciclistas saíram para o 3º Passeio Ciclístico Ambiental, com percurso de aproximadamente 9 km até o parque do Mindu com apoio de batedores da Manaustrans, da unidade móvel do SAMU e organização dos monitores e coordenadores do movimento.

Na chegada do Mindu, os cerca de 250 ciclistas de todas as idades foram recebidos com frutas, água e isotônicos para hidratação e participaram do sorteio de 6 bicicletas doadas pela Caloi.

Além disso, pesquisadores do INPA montaram exposições com o intuito de compartilhar conhecimentos, experiências e mostrar um pouco mais sobre a biodiversidade amazônica.

Marcelo Dutra enfatizou a importância das árvores para a cidade, especialmente para os que andam a pé ou de bicicleta. A presença delas pode diminuir a temperatura em até 6 oC nos horários mais quentes do dia!

Estamos trabalhando para que eventos como esse se repitam com mais freqüência para que sensibilizem mais e mais cidadãos, prezando pelo nosso bem estar e das próximas gerações. No parque do Mindu, várias mudas estavam disponíveis para doação. Moradores do Conjunto Tiradentes receberam diversas delas e em um mutirão, fizeram o plantio na praça da igreja nessa terça feira.

Essa foi a 3a edição do Passeio Ciclístico Ambiental da SEMMAS, que contou com a participação do Pedala Manaus em 2010 também. Esse ano, o Pedala Manaus já realizou plantio de mudas no passeio da Ponte Rio Negro, que fechou o 1º Fórum de Bicicletas Manaus.

Ao final do passeio, foi realizado o sorteio de 6 bikes doadas pela Caloi. Resultado: um aniversariante, duas crianças, um sortudo que foi pedalar pela primeira vez (e vai voltar) e dois que já pedalam com o Pedala Manaus que levaram uma bicicleta nova pra casa!

Agradecemos a todos os parceiros, Inpa, Associação Amigos do Peixe Boi, Tartarugas da Amazônia e Museu da Amazônia e a todas as pessoas que fizeram do passeio mais um momento histórico para a cidade de Manaus!

Veja todas as fotos abaixo!

Crédito das fotos: Fernando Figueiredo, Flávia Pezzini e Simone Russo.