Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, o Governo do Estado, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO) promove, no dia 7 de abril, das 7h às 10h, o evento “Bate Coração”. As atividades serão realizadas na pista atletismo da Vila Olímpica de Manaus. 

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, o Governo do Estado, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO) promove, no dia 7 de abril, das 7h às 10h, o evento “Bate Coração”. As atividades serão realizadas na pista atletismo da Vila Olímpica de Manaus. A população que passar pelo local poderá aferir a pressão arterial, submeter-se ao teste de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA), além de receber orientações por meio de palestras e material informativo.

O objetivo principal da atividade é promover saúde e qualidade de vida através da conscientização para adoção de hábitos saudáveis, além de celebrar a data. Para isso, será montado, na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, um espaço com mais de 120 profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, entre outras, que estarão à disposição da população para realização dos testes.

O evento conta também com a participação dos grupos de ciclistas Pedala Manaus e Amigos do Pedal, Grupo de Corrida Endurance, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), além do apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL) e de empresas privadas.

Para tratar de assuntos relacionados ao coração, o cardiologista Aristóteles Alencar ministrará a palestra “O Coração na Atividade Física”. Com as crianças o assunto será a obesidade infantil, tratada de forma lúdica, no “Espaço Kids”, pelo nutricionista Paulo Gesta, com a participação do Grupo Coalisão Brasileira de Esportes – CBE.

O HEMOAM por meio da equipe de captação de doadores oferecerá pré-cadastro aos interessados e orientações sobre a doação de medula óssea. Todos os serviços serão oferecidos de forma gratuita e voltados para o público em geral.

______________________________________________________________________________

Obs.: Aos ciclistas que quiserem participar da atividade, favor utilizar outro tipo de transporte, já que pedalar pode alterar as condições físiológicas e o retorno a normalidade pode demorar. Caso as condições estejam alteradas, não poderão dar continuidade aos exames além da primeira bateria.