Cerca de 200 ciclistas saíram do Parque dos Bilhares. Manifestação tenta chamar a atenção para a morte de ciclistas no Brasil.

Marcos Dantas Do G1 AM

Com o objetivo de conscientizar os motoristas, e alertar para a segurança do ciclista brasileiro, o movimento ‘Pedala Manaus’ realizou na noite desta terça-feira (6) mais uma ‘bicicletada’. O evento reuniu ciclistas para uma manifestação pacífica tentando chamar a atenção do poder público para a morte de ciclistas no Brasil. Os ‘pedaleiros’, como são conhecidos, usaram uma fita negra no braço em sinal de luto. Outras 28 cidades em todo o Brasil também realizaram o evento.

Cerca de 200 ciclistas saíram do Parque dos Bilhares, Zona Centro-Sul de Manaus, e foram até o Teatro Amazonas, no Centro. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), escoltaram os ciclistas ao longo de todo o percurso.

O coordenador do ‘Pedala Manaus’, Ricardo Braga Neto, reivindica que as autoridades proporcionem mais condições de tráfego aos ciclistas. “A bicicleta, além de ser útil para o esporte e lazer é um meio de transporte, e é ecologicamente correta. Já está na hora do poder público investir na educação do motorista e na proteção do ciclista”, disse Ricardo ao G1.

Entre os ciclistas estão pessoas que levam a vida no ritmo das pedaladas, mas também gente que fez da bicicleta um hobby, e em meio à correria da vida cotidiana, encontram tempo para pedalar. É o caso dos amigos Júlio Augusto, Fabiana Oliveira e Carlos Lage, que participaram da pedalada juntos. “Falta respeito à vida, os motoristas deveriam respeitar mais os ciclistas. Eu tenho carro mas na maioria do tempo ando de ‘bike’, pois é ecologicamente correto e ainda me ajuda a cuidar do corpo”, disse Carlos.