O governador Omar Aziz determinou à secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, que fossem realizados estudos de viabilidade técnica para a construção de uma ciclovia na Avenida das Flores. A via dará continuidade à Avenida das Torres nos trechos 2, 3 e 4, entre a Timbiras, no bairro Cidade Nova, até à rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Os trechos 3 e 4, desde a rua Fênix em direção ao Conjunto Galileia, já estão recebendo serviços de topografia.

Na manhã desta quinta-feira, 4 de outubro, a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), se reuniu com dois representantes da ONG Pedala Manaus, Ricardo Romero e Ricardo Lott, para discutir a implantação de ciclovia e bicicletário no projeto de construção da Avenida das Flores.

De acordo com Ricardo Romero, Coordenador do Pedala Manaus, a ideia é construir uma ciclovia e um bicicletário sob a linha de transmissão, para fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte e promover a integração intermodal entre a bicicleta e o ônibus, entre a bicicleta e o monotrilho, entre outros, como acontece em outras capitais e cidades mais populosas, principalmente do sul e sudeste do País.

“Consideramos que essa reunião foi bastante proveitosa porque nós avançamos na discussão das propostas e definimos a realização de outra reunião em data a ser definida, já na próxima semana, com a presença de técnicos da empresa responsável pela elaboração do projeto da Avenida das Flores, da nossa equipe de fiscais e dos coordenadores do Pedala Manaus”, revelou Waldívia Alencar.

A secretária de Infraestrutura informou ainda que a Seinfra enviou, no último dia 1º de outubro, ofício à Eletrobrás Amazonas Energia solicitando informações sobre a possível implantação do projeto de construção de uma ciclovia sob as linhas de torres de transmissão de energia. Nesta quinta-feira, por telefone, a concessionária foi novamente sondada pela Seinfra para abreviar a resposta, dada a necessidade de que se tenha um posicionamento técnico quanto a esta proposição o mais rapidamente possível.

Fonte