O dia 27 de março de 2015 vai marcar e entrar pra história do cicloativismo no Brasil. Neste dia ciclistas brasileiros e estrangeiros foram as ruas enquanto massa crítica. Este é um movimento mundial criado por Chris Carlsson, morador de São Francisco, Califórnia, que em 1992 passou a reunir ciclistas na última sexta-feira de cada mês para pedalar pela cidade e celebrar a bicicleta e a ocupação das ruas. O movimento cresceu e se espalhou pelo mundo, atingindo mais de 300 cidades e chegando ao Brasil onde é conhecida como Bicicletada. Esse encontro mensal tem grande importância no universo cicloativista, pois evidencia a união de ciclistas e simpatizantes da mobilidade ativa e que juntos buscam melhorias na infraestrutura das cidades e mais educação e respeito em relação à utilização da bicicleta como meio de transporte e no quanto esta humaniza os espaços públicos.

SAMPA 1
Nesta última sexta, 27 de março, no entanto, a Bicicletada ganhou uma repercussão diferenciada na medida em que ciclistas de 24 cidades brasileiras e 18 no exterior foram às ruas em apoio ao movimento ciclístico de São Paulo, que sofreu um golpe com a liminar concedida pelo ministério público e que impedia a continuidade das obras cicloviárias da cidade.

SAMPA 2
Em Manaus, ciclistas também se reuniram para pedalar pela cidade tendo como objetivos apoiar São Paulo, pedir mais segurança para Manaus que vive momento crítico com muita violência e crimes brutais e ainda, chamar a atenção do Poder Público e da população em geral para a urgente necessidade de um planejamento cicloviário e de respostas efetivas quanto às obras da Ciclovia Boulevard, que teve um pequeno trecho entregue à população em fevereiro deste ano, mas que se encontra totalmente parada, deixando o trecho sem função para os que utilizam a bicicleta enquanto transporte.

SAMPA 4
Este ato de cidadania e civilidade e que uniu pessoas que acreditam na bicicleta como meio de transporte e que foram às ruas na luta por cidades melhores, teve seu ápice quando, ainda durante as Bicicletadas pró-ciclovias veio a notícia de que o presidente do tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu os efeitos da liminar que impedia continuidade das obras cicloviárias na cidade.

SAMPA 5
A notícia veio pra coroar a noite de todos os envolvidos e nos encheu de esperanças e forças pra continuar a luta por uma Manaus melhor, mais humana, mais segura e na qual pedestres e ciclistas tenham o direito de trafegar de forma harmônica.
Juntos somos mais! Vai Pedala!!!!