O movimento Pedala Manaus realiza encontros com candidatos à prefeitura de Manaus. Sete já sinalizaram ações e políticas voltadas à bicicleta como meio de transporte. Dois já assinaram a carta compromisso.

Cidades de todo Brasil vem intensificando o diálogo com candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais destas eleições. O Objetivo? A assinatura da Carta Compromisso com a ciclomobilidade, documento que, de fato, cria vínculo entre os vencedores do pleito do próximo dia 2 de outubro com medidas que viabilizem a consolidação da bicicleta como meio de transporte.

Em Manaus/AM, a Associação Ciclística Pedala Manaus reuniu-se com seis concorrentes aos cargos eletivos locais na última Sexta-feira, 26/08/2016, no encerramento do V Fórum de Bicicletas Manaus. Foram eles: Hissa Abrahão (PDT), José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (REDE), Marcelo Castro (PR), Professor Queiroz (PSOL) e Serafim Corrêa (PSB). Durante o momento, o grupo de ciclistas enfatizou a necessidade de estruturar a malha viária das ruas e avenidas de tal forma que todos os modos de deslocamento sejam contemplados, bem como ouviu as propostas dos candidatos.

O Pedala Manaus, que visa ao maior número possível de contatos com candidatos e candidatas, também conversou em reuniões temáticas com os candidatos Luiz Castro (REDE), Henrique Oliveira (SD) e Serafim Corrêa (PSB) na perspectiva de conscientizar a importância de atender à demanda de segurança no trânsito de quem pedala e discutir as propostas de governo voltadas à ciclomobilidade local. Também ocorrerão na próxima semana encontros com Marcelo Ramos (PR) e Silas Câmara (PRB).

De todos os nove candidatos que foram procurados, dois já assinaram o documento (Luiz Castro e Henrique Oliveira), que une reúne 14 reivindicações cicloviárias, dentre as quais estão estudos e implementação da malha cicloviária, acalmamento de vias, campanhas de conscientização, construção de bicicletários e paraciclos, bem como demais medidas para a promoção do uso da bicicleta como modalidade de transporte regular em Manaus. Para Leonardo Aragão, um dos coordenadores do Pedala Manaus, a disputa eleitoral é o mais interessante momento de pautar a ciclomobilidade, uma vez que há interesse bilateral pelas demandas da sociedade civil.

“Esperamos que a Carta Compromisso seja realmente posta em prática durante a gestão do próximo prefeito ou prefeita que tenha se prontificado com a mobilidade. Uma cidade ciclável, com desenho urbano democrático e sustentável, é direito de todos.”

Para saber mais sobre a realização da Campanha Bicicleta nas Eleições aqui em Manaus, visite www.facebook.com/PedalaMANAUS/ ou www.pedalamanaus.org/. Se a intenção é saber como a ação tem sido promovida nacionalmente, visite www.bicicletanaselecoes.org.br.

SERVIÇO
Campanha Bicicleta nas Eleições
Contato: Leonardo Aragão ou Paulo Aguiar, 99613-9979 / 98261-8504 – leonardo@pedalamanaus.org / paulo@pedalamanaus.org
Facebook: www.facebook.com/PedalaMANAUS
Instagram: www.instagram.com/pedalamanaus
Site: www.pedalamanaus.org