O Pedala Manaus, em parceria com o SESC Amazonas, realiza o CicloSesc 2013 – Dia Mundial Sem Carro – em Manaus e reúne mais de 1.400 ciclistas e cicloativistas em passeio pelo Centro Histórico da Cidade.

BannerCicloDMSC_2013

O Pedala Manaus, em parceria com o SESC Amazonas, realizou no fim de Setembro o II CicloSesc e o IV Dia Mundial Sem Carro, evento que fecha a Semana de Mobilidade Urbana de 2013. Mais de 1.400 ciclistas e cicloativistas se reuniram no centro de Manaus para o passeio que percorreu cerca de 15 quilômetros pelas vias e monumentos históricos da Cidade. O Percurso saiu do Pq. dos Bilhares, local de encontro das atividades do Pedala Manaus, chegou ao Centro, percorreu a Av. 7 de Setembro, retornou pela orla e chegou novamente ao Pq. dos Bilhares. Lá, o SESC promoveu um show para a nação pedaleira, juntos a sorteios de brindes e outras atividades.

Ciclo SESC

A ação tem como objetivo principal promover uma atividade esportiva e recreativa envolvendo cidadãos para a temática da qualidade de vida por meio de um passeio ciclístico, além de enaltecer os valores culturais da cidade contando a história dos seus principais pontos turísticos.

O Dia Mundial Sem Carro

A história do Dia Mundial Sem Carro – DMSC começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

No país verde e amarelo a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.

A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes veem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.

Em 2010, inspirados novamente pelas ações européias, idealizamos a realização de uma semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade. Esperamos que a iniciativa Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade se espalhe por várias cidades deste país. A agenda proposta é que a semana comece no dia 16 de setembro e tenha um grande encerramento no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:: APOIO

Apoio_CicloSesc_2013

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Confira abaixo as fotos do evento: