CONTEXTO

 

O contexto do VI Fórum de Bicicletas Manaus

 

O eminente e cada vez mais próximo colapso da mobilidade urbana impõe a discussão sobre novas formas de transporte nas cidades. O cenário cada vez mais caótico sentido por todos no trânsito de Manaus motivou o movimento Pedala Manaus a ser parte deste debate como representante da sociedade civil e com legitimidade para tal, atribuído pela Lei 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e que prima pela participação popular em todas as decisões municipais a respeito do tema.

 

Para aprimorar o debate e levar alternativas ao Poder Público, o movimento promove desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo sobre a eficácia da bicicleta como uma alternativa viável de transporte na cidade, como um meio sustentável, não poluente, econômica, que ocupa pouco espaço, de baixo custo, que humaniza a cidade, promove qualidade de vida aos usuários e influencia positivamente na saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente e integração social. Deste modo, a bicicleta trás benefícios a todos munícipes, ciclistas ou não.

 

Neste ano, o VI Fórum de Bicicletas Manaus ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto e discutirá o tema “Comunicação e as Bicicletas: Da Sensibilização às Pedaladas, envolvendo no debate, além da sociedade civil e Poder Público, um agente fundamental na difusão de ideias e na massificação da informação, a imprensa.

 

Com influência direta no comportamento da sociedade, a comunicação atual, mais rápida, objetiva, instantânea e cada vez mais transparente, em conjunto com as ferramentas colocadas à disposição de todos com a ajuda da tecnologia, tem sido um poderoso instrumento de que dispõe o cidadão para interferir nas mudanças de sua cidade, de seus estados e do seu país, realidade que eleva a importância dos meios de comunicação na fidedignidade da notícia.

O fórum pretende apresentar para os profissionais da comunicação e público em geral a experiência transformadora da bicicleta com o olhar de quem vive a cidade sobre duas rodas e sem motor e de como esse encontro pode ser bem sucedido do ponto de vista de transformação pessoal, social e urbana. A sensibilização para o tema pode ser o primeiro passo para consolidação do entendimento de que a bicicleta, por mais singela que seja, é um poderoso instrumento de renascimento das cidades, em especial do ponto de vista da violência em que se transformou o trânsito.

 

Para tanto, o evento promoverá debates, painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do Poder Público Municipal, profissionais da comunicação, representantes de ONGs que trabalham a mobilidade ativa, e um convidado internacional.

 

A programação, contará com a participação dos seguintes convidados:

 

Eduardo Taveira – Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Superintendente Técnico-Científico da Fundação Amazonas Sustentável.

 

Enrique Peñalosa – Atual prefeito de Bogotá (Colômbia), foi responsável pela implementação de 300 quilômetros de ciclovias pela cidade. Hoje a capital colombiana tem cerca de 390 quilômetros e tornou-se referência internacional em mobilidade, com diversos prêmios internacionais conquistados nos últimos anos.

 

Hamilton TakedaConselheiro Fiscal da UCB – União de Ciclistas do Brasil e Diretor Presidente do Instituto CicloBR de São Paulo.

 

Josi Paz – Coordenadora de Comunicação da ONG Rodas da Paz de Brasília-DF que trabalha com a promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica, como direito de todo cidadão.

 

Ka MinieJornalista, ciclista, cicloturista e diretora administrativa do CicloBR de São Paulo.

 

Luana Borba – Jornalista com mais de 14 anos de experiência. Já passou pelo Amazônia Sat, pela Globo Nordeste, no Recife, e  pela TV Verdes Mares, em Fortaleza. Atualmente é apresentadora do Bom dia Amazônia, da Rede Amazônica, e âncora do programa Audiência Pública, na CBN Amazônia.

 

Michelle CastilhoJornalista de formação e fotógrafa na vida. Seu TCC na faculdade de jornalismo há cinco anos foi o projeto “Ciclovias Invisíveis”, nele ela conseguiu juntar as duas coisas que a movem diariamente: fotografia e bicicleta.

 

Renata Falzoni – Arquiteta, jornalista, bike e videorreporter, usa a bicicleta como meio de transporte desde 1976, já pedalou em 28 países produzindo o programa de TV “Aventuras com Renata Falzoni”, é idealizadora do portal Bike é Legal e comentarista na Rádio CBN São Paulo.

 

Renata Flor – Socióloga e Coordenadora geral da ONG Rodas da Paz de Brasília-DF

 

Tomás Martins – CEO da Tembici, empresa com projetos na área de mobilidade urbana e que opera os sistemas de compartilhamento Bike POA, Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike Salvador, Bike Belém e o ManôBike de Manaus.

 

Zé Lobo – Diretor do Transporte Ativo, uma das maiores e mais reconhecidas ONGs do Brasil e no mundo na promoção da bicicleta como meio de transporte.

 

 

Serviço

VI Fórum de Bicicletas Manaus

Data: 22 a 25 de agosto de 2017

www.pedalamanaus.org/home/6fbm

Contato: contato@pedalamanaus.org

Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239

 

Organização

  • Pedala Manaus