IV Fórum de Bicicleta Manaus

Novos Rumos da Bicicleta no Cenário Urbano: Os avanços e desafios como alternativa de transporte nas cidades

CONVIDADOS

O Pedala Manaus realizará com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o IV Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de agosto no Mini Plenário Senador João Bosco na ALEAM com painéis e atividades externas pertinentes  à temática.

Pretendendo fomentar uma discussão técnica sobre os dois eixos principais que perpassam a realidade dos ciclistas, quais sejam os avanços e desafios da bicicleta como alternativa de transporte nas cidades, o IV Fórum contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados:

 

Therezinha Ruiz – Professora formada em Letras-Língua Portuguesa e Inglesa, com especialização em Gestão Escolar. Foi deputada estadual em 2006 e atualmente é vereadora da cidade de Manaus.

Alexandre Nascimento – Jornalista, ciclista e vice-versa. É autor do blog Ir e Vir de Bike. Pedalou por mais de 20 países e foi o primeiro ciclista brasileiro e representante de um país latino-americano a cruzar a África pedalando do Cairo à Cidade do Cabo no Tour d´Afrique, aventura que deu origem ao livro “Mais que um Leão por Dia”.

Celso Sakuraba – Advogado, Professor, cicloativista, diretor da Ciclovida, associação dos ciclistas urbanos de Fortaleza que discute e promove o uso da bicicleta na capital cearense.

Lúcia Puga – Graduada em Ciências Sociais, mestra em Sociedade e Cultura e doutora em Antropologia, é professora da Universidade do Estado do Amazonas.

Marcelo Ramos – Advogado e escritor. Tem três livros publicados. Foi presidente do IMTU-Instituto Municipal de Transportes Urbanos, vereador e deputado estadual quando presidiu a Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana da ALE-AM

Bibiano Garcia – Filósofo e professor. Participou de vários movimentos sociais como a Associação Cultural Vida e Cidadania e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Atualmente é vereador pela cidade de Manaus.

Paulo Henrique Martins – Engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia de trânsito. Foi diretor de trânsito na EMTU- Empresa Municipal de Transportes Urbanos e diretor de transportes na SMTU – Superintendência Municipal de Transportes Urbanos. Atualmente é Diretor Presidente do MANAUSTRANS – Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito

Geraldo Alves – Professor da Universidade Federal do Amazonas, mestre em Geografia e Doutor em Engenharia de Transportes.

Zé Lobo – Cicloativista, participa de movimentos em prol do uso da bicicleta como meio de transporte desde 1985. Fundador e Presidente da Associação Transporte Ativo, organização da sociedade civil da cidade do Rio de Janeiro voltada para a mobilidade por bicicleta. Premiado no Cycling Visionaries Awards no Velo City 2013 em Viena.

Guilherme Tampieri – Gestor ambiental, conselheiro da União de Ciclistas do Brasil  – UCB, articulador Bike Anjo BH e membro da BH em Ciclo, associação de ciclistas urbanos de Belo Horizonte.

Daniel Guth – Consultor em políticas de mobilidade urbana. Foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de São Paulo, viabilizou o mapeamento das ciclorrotas de SP, foi coordenador-geral do Programa Escolas de Bicicleta. É diretor de participação da Ciclocidade, líder da rede Bicicleta para Todos, co-organizador e co-autor dos livros “A Bicicleta no Brasil 2015” e “Desistir nunca foi uma opção”.

Paulo Aguiar – Engenheiro. Coordenador do Pedala Manaus, associação ciclista que promove a bicicleta como meio de transporte, articulador Bike Anjo e membro do conselho da União de Ciclistas do Brasil – UCB. É um dos co-autores do livro “A Bicicleta no Brasil 2015”.

Artur Neto – Bacharel em Direito e Diplomata pelo Instituto Rio Branco. Tem longa carreira política na qual exerceu os mandatos eletivos de Deputado Federal, Senador da República e Prefeito da cidade de Manaus, cargo que atualmente ocupa.

Josué Neto – Economista e radialista, atualmente exerce mandato de Deputado Estadual e é presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.

Suzana Nogueira – Arquiteta e urbanista, diretora da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e Coordenadora do Departamento de Planejamento e Projetos Cicloviários.

Luiz Castro – Bacharel em Direito. Atualmente está em seu 4º. mandato como Deputado Estadual. Preside a Comissão do Meio Ambiente, a Frente Parlamentar do Cooperativismo e é membro atuante da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Platiny Soares – Bacharel em Direito. Exerce seu primeiro mandato como Deputado Estadual. É presidente da Comissão de Assuntos Municipais e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

Vitor Lippi – Médico, Vitor Lippi está em seu primeiro mandato como deputado federal. Prefeito de Sorocaba-SP por duas vezes, Lippi teve o maior percentual de votação do país em cidades com mais de 200 mil eleitores (79%). Responsável pelo plano cicloviário de Sorocaba, cidade conhecida como a Bogotá Brasileira por conta do planejamento urbano, requalificação do espaço público e principalmente do investimento em politicas públicas voltadas para a bicicleta.