Como parte da Semana de Mobilidade Urbana, o Pedala Manaus realizou o Desafio Intermodal 2013 e quem venceu mais uma vez, foi a BICICLETA. Ciclistas fazem 5 quilômetros em 07:52 minutos do Centro ao Parque dos Bilhares. Objetivo é mostrar o meio de transporte mais eficiente.

DSCN2191

As bicicletas foram as grandes vencedoras do IV Desafio Intermodal, disputado em Manaus, na noite da última quinta-feira (20). As magrelas percorreram os 5km da prova em 07:52min, saindo da Praça do Congresso, no centro, e chegando até o Parque dos Bilhares, na região centro-sul da capital. O segundo colocado, por uma diferença de apenas 1 minuto, estava de patins.

Além das bicicletas e dos patins, participaram do desafio pessoas se deslocando de moto, automóvel, ônibus e a pé. Havia a expectativa de que o skate também participasse, mas não compareceu.

Desafio Intermodal

O Desafio Intermodal (DI) é um teste comparativo de eficiência das modalidades de mobilidade urbana. No desafio as diversas modalidades de mobilidade “desafiantes” saem juntas de um mesmo local em direção a um destino idêntico, sendo aferidas variáveis como velocidade média, tempo de deslocamento, emissão de poluentes per capita, emissão de ruídos per capita, consumo de energia per capita, custo financeiro e avaliação subjetiva.

O resultado da chegada do Desafio Intermodal, acaba sendo sempre o mais visado, pois é o mais facilmente disponível além de estar fortemente vinculado a cultura da velocidade, porém, chegar mais rápido nem sempre é a melhor solução ou a mais eficiente e esse é o grande lance dos DIs checar a eficiência de cada modal naquele percurso, naquele horário.

Confira o resultado em relação ao tempo, com todos circulando na velocidade do dia a dia, seguindo as leis de trânsito, simulando a realidade.

 

  • Bicicleta: 07:52 min
  • Patins: 08:52 min
  • Moto: 10:05 min
  • Carro: 16:04 min
  • Ônibus: 27:50 min
  • Pedestre: 38:40 min

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:: APOIO

Apoio_DInter2013b

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Confira abaixo as fotos do IV Desafio Intermodal: