Com a intenção de promover a conscientização da Sociedade sobre 2 importantes temas, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Pedala Manaus realizaram uma pedalada pelo Dia da Árvore (21) e Dia Mundial da Água (22). O evento contou com um percurso de 11km, saindo e retornando no Parque do Mindu, com parada estratégica para plantio de mudas no Passeio do Mindu.

Os mais de 100 ciclistas que participaram da 1ª Pedalada Ambiental 2013, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e com apoio do Movimento Pedala Manaus, realizaram na manhã deste sábado, 22, um plantio simbólico para o reforço da mata ciliar do Igarapé do Mindu, no trecho que forma o Passeio do Mindu. Foram plantadas espécies nativas, como mogno, seringueira, pau pretinho, jutairana, que irão se integrar ao conjunto arbóreo já existente no local e proporcionarão, no futuro, mais sombra e conforto térmico para caminhantes e ciclistas que utilizam o local. O plantio fez parte da programação da Semana da Árvore e da Água, promovida pela Semmas, entre os dias 18 e 23, para marcar a passagem do Dia da Árvore na Região Norte (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03). Junto com o passeio ciclístico, foi realizada também a primeira edição do Projeto Nosso Espaço Verde 2013, com diferentes atividades de educação ambiental, no Parque Municipal do Mindu, com instituições parceiras, voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos de diversas comunidades da cidade.

A pedalada contou com a participação de diversos grupos organizados de ciclistas da cidade, entre os quais o Tambike, o Guaribike, o Top Bikes, As Amazonas de Bike e União Bike. A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do incentivo à prática do uso da bicicleta como forma de contribuir para a redução do consumo de combustível fóssil, contribuindo assim para o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Ela lembrou também que o sucesso de iniciativas voltadas para a disseminação da prática depende da união de todos. O coordenador do Pedala Manaus, Ricardo Alemão, destacou a importância da realização da pedalada e do plantio, de forma integrada. Segundo ele, a presença de árvores em vias urbanas é um estímulo a mais para o ciclista. A enfermeira Katiane Fernandes, do Guaribike, aprovou a ideia de aliar as duas atividades – pedalar e plantar. “Chama a atençao para a necessidade de arborização. Precisamos de ciclofaixas e de sombra para pedalarmos com mais conforto”, completou. O engenheiro civil Roger Pacheco, 46, integrante do Pedala Manaus, afirmou que terá o cuidado de acompanhar o crescimento da muda de seringueira que plantou. Morador da área, ele frequenta o Passeio do Mindu para caminhar e pedalar todos os dias. O passeio contou com o apoio de batedores do Manaustrans e uma viatura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

O Projeto Nosso Espaço Verde acontece uma vez por mês e tem como finalidade desenvolver jogos ambientais, oficinas didáticas, apresentações teatrais, trilhas interpretativas e exposições. Neste sábado, o grupo de teatro Metamorfose se apresentou no anfiteatro do Parque Muncipal do Mindu, fazendo a alegria dos alunos das escolas municipais Professora Raimunda Eneida Silva e Rita de Cássia da Silva, ambas do bairro Novo Israel. Esta edição teve a participação também de associações comunitárias da Praça 14 e dos integrantes do Centro de Convivência do Idoso do bairro Armando Mendes. O Projeto Nosso Espaço Verde conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), Manaustrans, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Manaus Ambiental.