Dia19 de agosto – Dia Nacional do Ciclista
O Dia Nacional do Ciclista, comemorado dia 19 de agosto foi criado há sete anos para lembrar a morte do ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos. (Texto Simone Russo. Foto Isaac Ferreira)

Em 2008 o projeto de Lei nº 43, instituiu o dia 19 de agosto como O Dia Nacional do Ciclista. Como em muitos outros casos o fato ao qual faz alusão esse dia foi uma tragédia. Em 2006, nesse dia, o formando em Biologia, Pedro Davison, foi atropelado e morto por um motorista que com carteira vencida e dose extra de imprudência, trafegava em zona proibida para automóveis, vitimizando o estudante.

Neste sentido, nos cabe pensar no que mudou nos últimos nove anos. Qual a realidade que os ciclistas têm atualmente e o que o futuro nos reserva.

Vê-se acontecer nos quatros cantos da terra uma revolução do bem causada pelo uso das bicicletas. Frente a crise mundial de mobilidade urbana, as bicicletas enquanto alternativa de transporte ativo, vêm de forma crescente e silenciosa mudando os cenários urbanos das grandes cidades e exigindo dos governantes, políticas que resguardem a integridade do ciclista.

No Brasil, temos o Rio de Janeiro como maior exemplo de cidade “Amiga da Bicicleta” com mais de 350km de infraestrutura cicloviária e mais recentemente a mudança que está ocorrendo em São Paulo que pretender ter 400km de ciclovias e ciclofaixas até o final de 2016, nos colocando um cenário muito favorável aqueles que adotam a bicicleta como alternativa de transporte.

E em Manaus, o que temos? Quais nossos motivos pra festejar?

Do ponto de vista da infraestrutura não nos parece que a data seja comemorativa, tendo em vista que a cidade pouco avançou, contando apenas com seis km de estrutura cicloviária. No entanto, já se percebem pequenas ações tanto no poder legislativo quanto no executivo que contemplem as bicicletas, já considerando o ciclista como um dos atores no trânsito.

Já do ponto de vista do número de bicicletas nas ruas, temos sim muito o que comemorar, pois a falta de infraestrutura não impediu o crescimento do número, sempre crescente, de ciclistas urbanos. Em qualquer bairro e a qualquer hora vemos ciclistas pedalando pelos mais diferentes motivos. Diariamente, milhares de viagens de bicicletas acontecem silenciosas, anônimas e invisíveis na cidadede Manaus. É a tal revolução do bem que veio pra ficar e pra transformar Manaus.

Portanto, façamos do dia 19 de agosto uma data festiva. Vamos comemorar nossa paixão pela bicicleta e a sensação prazerosa que o ciclista tem ao pedalar e se relacionar de forma íntima com sua cidade.

Vamos também nos mobilizar pra buscarmos a tão sonhada Manaus “Amiga das Bicicletas”, pra que não tenhamos mais que lembrar de perdas trágicas como a de Pedro Davison no Distrito Federal e a de Antônio Simão  em Manaus.

Juntos somos mais!!!