No último dia 30/06 o prefeito de Manaus Artur Virgílio Neto recebeu em seu gabinete os representantes do Pedala Manaus.

Em mais de uma hora de conversa, ouviu as sugestões do movimento para melhorar a mobilidade de quem pedala pela cidade, assim como também, informou acerca da continuidade das obras da ciclovia que se inicia no Boulevard Álvaro Maia, atinge toda a extensão da Av. Brasil, passa pela Coronel Teixeira, chegando até a Marina do Davi.

Segundo o prefeito as obras serão retomadas com o apoio do Comando Militar da Amazônia – CMA, inclusive com uma extensão da ciclovia que vai do Boulevard, passando pela Av. Paraíba, Parque do Mindu até a Av. das Torres. A obra toda concluirá com um trecho de 33 km de infraestrutura cicloviária até o final de 2016.

Além destas medidas, foi informado que a implantação de bicicletários nos terminais de ônibus e projeto para implantação de bicicletas compartilhadas em Manaus são ações que já estão no radar da Prefeitura.

 

Foto: SIMONE RUSSO / PEDALA MANAUS

Foto: SIMONE RUSSO / PEDALA MANAUS

 

Em meados de 2012, o então candidato a Prefeitura de Manaus, Artur Virgílio Neto através de uma carta compromisso assumiu a construção de 80 km de ciclovias até o final de seu mandato. A promessa não será cumprida, mas a preocupação do movimento Pedala Manaus vai muito além da construção de vias exclusivas para ciclistas.

Com a inserção definitiva da bicicleta como meio de transporte nas cidades (em Manaus não é diferente), muitas outras medidas devem ser adotadas pelo Poder Público para proteção e garantia de ir e vir de quem pedala.

Ao prefeito foram apresentadas medidas exequíveis a mais curto prazo e que, tanto como a ciclovia, podem promover o uso da bicicleta de forma ampla e com a segurança da qual o Poder Público é obrigado a proporcionar.

No encontro o Prefeito também aceitou o convite para participar do IV Fórum de Bicicletas Manaus na abertura oficial do evento e como participante de um dos painéis que discutirá as politicas públicas voltadas para a ciclomobilidade, se comprometendo, ainda, a envolver todo o seu secretariado nesta discussão.

“Discutimos sobre segurança e convivência harmoniosa no trânsito, sobre a conclusão da ciclovia Boulevard-Ponta Negra e também falamos sobre ações que faremos em conjunto”, explicou Artur. Segundo o prefeito as propostas levadas pelo movimento são coerentes e poderão sim ser viabilizadas através de um trabalho em conjunto.

Ao final do encontro foi solicitado ao prefeito que reavaliasse o veto ao PL 218_2013 que visava instituir a bicicleta como modalidade de transporte na cidade de Manaus, garantindo espaços adequados para circulação, campanhas educativas e interligação com o transporte coletivo. “Esta lei, se aprovada, dá legitimidade para a bicicleta e seus usurários, garantindo uma melhor convivência entre ciclistas, motoristas e pedestres. Por isso é importante que seja revista e reavaliada para uma futura aprovação” informou o Pedala Manaus.

Na opinião do Movimento a reunião foi positiva, pois, demostra a disposição da prefeitura em ouvir propostas, discutir alternativas e dar continuidade aos projetos de forma estruturada, mantendo sempre aberta a porta para o diálogo e apresentação de soluções.

Algumas das sugestões apresentadas ao Prefeito de Manaus (veja aqui o documento na íntegra):

  1. Adoção do uso da bicicleta como modal de transporte regular em Manaus, com implementação da malha cicloviária em Manaus;
  1. Criação de espaços reservados para a devida acomodação das bicicletas (bicicletários e paraciclos);
  1. Realização de campanhas e programas permanentes de educação, direcionado a todos os munícipes, bem como intensificar a fiscalização;
  1. Viabilização de um sistema de compartilhamento de bicicleta;
  1. Criação de zonas de baixa velocidade em áreas residenciais e no centro histórico – “Zona 30”. O poder público pode proporcionar uma humanização progressiva do trânsito, minorando as chances de acidentes;
  1. Implantação de um programa de treinamento permanente para motoristas do sistema de transporte coletivo de Manaus;
  1. Inserção da temática de políticas voltadas à bicicleta no orçamento municipal;
  1. Desenvolvimento de um Plano Diretor que estimule a redução dos deslocamentos;
  1. Efetivação de medidas de desestímulo ao uso do automóvel, principalmente na área central.

 

PL 218_2013

Carta ao Prefeito 30.06.2015