Pedala Manaus comemora sete anos de atividades com exposição fotográfica que retrata o cotidiano dos ciclistas manauaras.

O Pedala Manaus ao longo dos seus sete anos de existência sempre trabalhou para demostrar que a bicicleta é um importante instrumento de que dispõe o cidadão para exercer seu direito à cidade. É muito mais que um meio de transporte, é um instrumento de inclusão e transformação pessoal e social.

Valorizar a bicicleta e quem a utiliza é um dos vetores do movimento. Mostrar o que muitos não veem ou não querem ver também. Assim como já acontece em várias cidades no mundo, e no Brasil, o manauara tem mostrado sua coragem e persistência, motivado ainda pela falta de alternativas econômicas e de qualidade para se deslocar na cidade e tem saído às ruas de bicicleta.

No mês em que o Pedala Manaus completa sete anos, a comemoração será com esses heróis urbanos, que enfrentam às ruas e vão a luta em cima de uma bicicleta, mesmo com toda situação adversa que uma cidade como a nossa impõe.

A festa virá em forma de uma exposição fotográfica, denominada “Manaus Pedala”, a qual retratará em imagens marcantes e típicas da região, o cotidiano dos ciclistas da cidade. A exposição é resultado da parceria de dois movimentos, que unidos em torno do projeto “Pedala Manaus convida Ciclovias Invisíveis”, trazem um retrato emocionante da cena ciclística manauara.

O projeto “Ciclovias Invisíveis”, da fotógrafa e cicloativista carioca Michelle Castilho, há cinco anos registra os usuários da bicicleta como transporte fora das ciclovias “oficiais”, tanto no Brasil, como fora dele. Muitos não sabem, mas o Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como meio de transporte, com direito a ocupar a via como qualquer outro veículo. O exercício desse direito pelos ciclistas é o foco principal do projeto.

Manaus, com seus mais de dois milhões de habitantes e apenas 10 km de infraestrutura cicloviária é um cenário perfeito para esses registros. Em novembro último, a fotógrafa Michelle Castilho esteve em Manaus e nos sete dias de sua estadia percorreu as diversas zonas da cidade captando imagens emocionantes do cotidiano dos ciclistas da cidade.

E é esse material que será exposto entre os dias 24 a 29 de janeiro, das 10h às 21h, no Musa – Museu da Amazônia, localizado no Largo de São Sebastião em Manaus, com entrada gratuita.

O lançamento da exposição será no dia 24 de janeiro, aniversário do Pedala Manaus, às 20h30, com apoio do Musa e do fabricante de bicicletas AUDAX.

Serviço
Exposição Fotográfica “Manaus Pedala”
Realização: Pedala Manaus e Ciclovias Invisíveis (RJ)
Data: 24 a 29 de janeiro
Local: Musa – Museu da Amazônia, Largo de São Sebastião, Manaus
Horário de visitação: 10h às 21h com entrada gratuita
Informações: (92) 98261-8504 e (92) 99200-9239