Durante todo o mês de setembro, a Ciclovida – Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza promoveu diversas ações, painéis, oficinas, palestras e intervenções urbanas relacionadas a mobilidade urbana. Foram atividades gratuitas e em locais espalhados pela cidade com a intenção de ocupação do espaço público.

O objetivo do mês da mobilidade foi promover discussões e debate acerca do tema, trazendo uma conscientização maior sobre a mobilidade e o uso dos espaços públicos na cidade.

Dentre as várias atividades, o Pedala Manaus foi convidado a participar de um painel sobre as iniciativas dos coletivos em prol da mobilidade por bicicleta. Além do Pedala Manaus, representado pelo coordenador Paulo Aguiar estiveram presentes Enio Paipa, articulador nacional da Rede Bike Anjo e Aline Cavalcante, do O Gangorra de São Paulo e protagonista do filme Bike vs Carros. O painel aconteceu no dia 12 de setembro no centro de arte e cultura Dragão do Mar.

Além deste painel, o Pedala Manaus teve a oportunidade de participar de dois eventos organizados pelas Ciclanas que é um coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de fortaleza.

O painel “Sobre Duas Rodas: caminhos para emancipação feminina” debateu como a bicicleta tem servido às mulheres enquanto instrumento de emancipação, desafiando o machismo, a carrocracia e reafirmando o direito da mulher ao espaço público, com a participação da Aline Cavalcante, Ivânia de Alencar, líder de agricultores familiares do Ceará e Dillyane Ribeiro, artivista e membro do coletivo Urucum.

As Ciclanas também promoveram uma oficina de mecânica que também teve a participação da Aline Cavalcante.

Durante o período que esteve na capital cearense, o Pedala Manaus ainda acompanhou uma edição da EBA e uma ação de conscientização para não ciclistas.

Para Paulo Aguiar, “o evento foi uma ótima oportunidade de compartilhar experiências e de vivenciar a realidade de Fortaleza de uma forma muito rica e gratificante”.