Na última terça-feira, 12/08, o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) convidou representantes de movimentos sociais, entidades e associações civis de Manaus e de localidades próximas à capital para nova reunião aberta do projeto “MPF em Movimento”. O encontro aconteceu no auditório da sede da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM), situado na Avenida André Araújo, 358, bairro Aleixo.

O encontro foi conduzido pelo coordenador do Projeto “MPF em Movimento”, o procurador da república Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros. O objetivo da reunião foi promover debates, manter o canal de diálogo para troca de informações sobre temas gerais como mobilidade urbana e apresentar os desdobramentos e repercussões concretizadas a partir da primeira reunião aberta do projeto com os movimentos sociais, realizada em julho de 2013. (http://www.pram.mpf.mp.br/news/encontro-promovido-pelo-mpf-am-reune-mais-de-40-movimentos-sociais-e-entidades-civis) Na ocasião, cerca de 70 pessoas, representando 43 diferentes associações, entidades e movimentos da sociedade civil, participaram do evento.

IMG-20140812-WA0008A reunião do projeto MPF em Movimento também teve como objetivo apresentar as funções institucionais do Ministério Público Federal e os canais de acesso ao órgão, além de colher demandas de atuação eventualmente apresentadas pelos movimentos e associações representadas e discutir datas e locais para a realização das reuniões do projeto com a população, nos bairros e comunidades de Manaus e localidades próximas da capital.Na ocasião, as entidades ali presentes se apresentaram e contaram um pouco das suas histórias de lutas e reivindicações. Os representantes do MPF escutaram com muita atenção e tiveram o cuidado de responder os questionamentos e dúvidas dos participantes.

 Esse foi mais um dos encontros do MPF com os movimentos sociais e o primeiro com a participação do Pedala Manaus. Os procuradores fazem esse tipo de ação para conhecer de perto essas entidades, corpo a corpo, ouvindo e coletando as informações para que sejam tomadas as providências cabíveis.

IMG-20140812-WA0009

Ocorreram vários blocos de perguntas e respostas.  Em um deles o Pedala Manaus teve sua fala apresentada por Aroldo Max, solicitando a colaboração quanto a auditoria da obra que existe no Boulevard para a construção dos primeiros km de ciclovia, que até o presente momento lembra muito a calçada que já existia naquele espaço.

O Pedala Manaus também ressaltou a importância do MPF fiscalizar o cumprimento da Lei da Mobilidade Urbana, acompanhar a legislação sobre o tema, projetos de lei em discussão, regulamentações especificas e identificar os principais estudos técnicos  com enfoque no transporte público coletivo e a propulsão humana.