No trânsito, DIRIGINDO as máquinas ou DESVIANDO delas, somos TODOS seres humanos. Ou quase todos, porque ainda tem sempre um cachorro, gato ou preguiça tentando atravessar fora da faixa. Na faixa; na pista; no semáforo ou na calçada; dentro, fora ou em cima de um meio de transporte qualquer, TODA VIDA deve ser preservada. CADA UM DE NÓS É A PESSOA DE OUTRA PESSOA que anseia pelo reencontro no fim do dia, no fim de semana, no aniversário, Natal ou no ano que vem.

Suponha comigo: Se fosse rotina irmos diariamente a pé, centenas de pessoas na mesma direção, com todas as dificuldades e limitações inerentes à idade, ao biotipo e à bagagem de vida de cada um naquela marcha; você, com a EDUCAÇÃO que recebeu em casa, seria capaz de EMPURRAR os mais franzinos, menores e mais frágeis, crianças, idosos, grávidas ou cadeirantes?

VOCÊ, em meio à massa, ENXERGANDO O OUTRO SER HUMANO que caminha ao seu lado ou à sua frente, seria capaz de forçá-lo contra um poste ou contra a calçada, causando-lhe desequilíbrio e queda, deixando-o para trás para ser pisoteado e morto, em troca de POUCOS SEGUNDOS de “vantagem” para “vencer” uma “competição” que só existe na sua cabeça (ou ainda que fosse real)?

É claro que você nunca chegaria ao ponto de usar uma arma, né? Afinal, não é nada sério, você só está com pressa de passar e hoje não é dia de pedir licença. E você bem sabe que corda, castiçal, cano e chave inglesa não são armas, certo? Logo você, o Coronel Mostarda!

Mas e carro? Carro é arma? Opa, talvez em outro jogo.

Agora imagine o tamanho e o peso de um ônibus contra um carro, ou de um carro contra uma bicicleta, ou de UM ÔNIBUS CONTRA UMA BICICLETA!!! Sem falar do pedestre, coitado, que Deus o proteja.

Essa atitude é, no mínimo, RUDE! É uma atitude desprezível, EGOÍSTA, vilipendiosa, desonesta, imprudente, CRUEL.

Cada um de nós está nas preces, nos sonhos ou nos planos de alguém. Queira você então ser LEMBRADO pelas pessoas como alguém querido, que faz o bem, que defende a PAZ e respeita os outros, não como um agressor irresponsável, que despreza a vida humana.

Se você não é uma PESSOA RUIM e está apenas tendo UM DIA RUIM, lembre-se que somos bilhões sobre a Terra e que, muito provavelmente, tem uns três ou quatro ou TODOS à sua volta que talvez estejam se sentindo do mesmo jeito ou pior.

RESPEITE os outros. Respeite a vida.

Foto: Michelle Castilho