Na véspera de completar 347 anos, 23/10/2016, Manaus foi homenageada pela terceira vez com um enorme abraço, dado por 57 ciclistas, que pedalaram pelas áreas periféricas da cidade, perfazendo um total de 79,6 km.

Os ciclistas reuniram-se no anfiteatro da Ponta Negra, saindo em direção à Avenida do Turismo,  Estrada do Tarumã, Avenida Torquato Tapajós, Rodovia AM 010, Avenida das Flores, passando pelos bairros de Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Distrito Industrial, São Lázaro, Educandos, Centro, Aparecida, São Raimundo, Santo Antônio, Compensa, retornando ao local de início (anfiteatro da PONTA Negra), onde encerraram o abraço com direito a parabéns e degustação de um delicioso bolo, em homenagem à aniversariante.

A primeira edição do abraço ocorreu no ano de 2012, no dia 16 de dezembro, organizada pelo Movimento Traíras de Bike com o apoio do Guaribike. Em 2014, com a dissolução do Movimento Traíras de Bike, o Guaribike recebeu a incumbência de não deixar a ideia morrer e, então, Manaus foi abraçada pela segunda vez. No ano de 2015 o evento não ocorreu e, em 2016, esta terceira edição pode contar com todo vigor dos grupos Guaribike, Divas do Pedal, Speed Bike, Platinados do Asfalto e TPN e apoio da Bicicletaria BR, que, de hoje em diante, irão juntos dar continuidade ao abraço comemorativo todos os anos, além de reativar, nos intervalos, os abraços periódicos a todas as zonas da cidade.

Através do abraço simbólico, os participantes tem a oportunidade de sentir a cidade e interagir com as pessoas, em todos os bairros por onde passam, numa troca fantástica de energia, o que só é possível através da bicicleta.

Parabéns a Manaus! Viva a bicicleta!