Pedala Manaus promove oficina Bicicleta nos Planos e lança campanha Bicicleta nas Eleições​

Na última sexta-feira, 15/07/2016, o Pedala Manaus promoveu mais um espaço para discussão da inserção da bicicleta como meio de transporte na cidade, através da oficina de ciclomobilidade, parte do projeto nacional Bicicleta nos Planos, organizado pela União dos Ciclistas do Brasil – UCB, Transporte Ativo – TA e Bike Anjo.

Realizada em duas turmas, a oficina teve considerável adesão de ciclistas, de academias, diversos órgãos governamentais e candidatos nas eleições municipais deste ano, além da fundamental participação de Guilherme Tampieri, membro da direção da UCB que, dentre outras contribuições, foi responsável por apresentar o panorama da mobilidade no Brasil, o processo de transformação das cidades e a importância do movimento cicloativista para a agenda da mobilidade urbana sustentável.

O contexto local também foi tema da oficina com explanação dos dados de pesquisas sobre os ciclistas manauaras que utilizam a bicicleta como meio de transporte, bem como, sobre a atual condição das políticas de ciclomobilidade locais, incluindo do Plano de Mobilidade Urbana.

Além dos dados e conteúdos passados, a oficina também realizou com os participantes o mapeamento de atores locais e o debate com construções de propostas para a ciclomobilidade. O resultado das dinâmicas aplicadas servirá de subsídio para proposição de ações futuras em prol da bicicleta em Manaus.

O espaço também serviu para o lançamento local da campanha nacional Bicicleta nas Eleições, também organizada pela UCB, que objetiva implementar um conjunto de ações da sociedade civil organizada para inserir a bicicleta na agenda dos candidatos e candidatas ao executivo e ao legislativo municipal.

O resultado desses encontros e discussões é sempre o mesmo, que a bicicleta é viável e pode sim ser inserida no cenário urbano com influência positiva no melhoramento da mobilidade, desde que isso ocorra de forma planejada. Entretanto, a inércia do Poder Público é sempre visto como maior entrave ao fomento da ciclomobilidade, daí porque, espaços para diálogos com este são fundamentais para influenciar e promover mudanças.