O livro “A Bicicleta no Brasil” reúne dados e informações sobre a cultura e o uso das bicicletas no país

 

No dia 07 de Maio acontece o lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil (2015)”, no Anfiteatro do Parque dos Bilhares, na Avenida Djalma Batista, S/N, às 19h30. O livro poderá ser adquirido pelos presentes no evento.

 

Além de Manaus, o livro será lançado em outras oito cidades simultaneamente, pois o trabalho apresenta uma compilação de dados, informações e curiosidades acerca do uso e da cultura da bicicleta em 10 capitais brasileiras.

 

A publicação é fruto de uma parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a rede Bike Anjo e a UCB – União dos Ciclistas do Brasil e conta com o apoio do Itaú. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil” diz Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike.

 

A produção e direção editorial ficam por conta de Daniel Guth, líder da rede Bicicleta para Todos e diretor de participação da Ciclocidade. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, declara Guth.

 

O livro também conta com a organização de André Geraldo Soares, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel, com fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini. “O maior resultado deste livro é ver que o Brasil já é um país das bicicletas e que diversas cidades já estão se mobilizando para dar ainda mais espaço às magrelas”, afirma João Paulo Amaral, articulador da rede Bike Anjo.

 

Além dos organizadores, também participaram da elaboração do livro grupos, entidades e organizações de dez cidades diferentes. São elas: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).

 

Com um capítulo dedicado a capital do Estado do Amazonas, o livro retrata o uso da bicicleta no meio urbano, apresenta números, tece comentários relacionados a infraestrutura e perspectivas deste modal como meio de transporte na cidade, através de um texto que teve a colaboração da Associação Ciclística Pedala Manaus. “O livro reúne importantes dados e traça um mapa da presença das bicicletas nas maiores capitais brasileiras, deixando evidente que a mudança é real e plenamente consolidada, de modo a forçar o poder público a se manifestar a respeito e promover, cada vez mais, um ambiente seguro e adequado para quem escolhe a bike”, diz Paulo Aguiar, coordenador do Movimento Pedala Manaus.

 

Expondo o estudo de dez capitais brasileiras, o livro introduz o contexto nacional e local de cada cidade para o desenvolvimento e promoção do uso da bicicleta, além de traçar os desafios do cicloativismo, o contexto público e do mercado, e o perfil de uso dos ciclistas. “O livro demonstra o amadurecimento da sociedade civil em relação à bicicleta”, conta André Geraldo Soares, Presidente da União de Ciclistas do Brasil.

 

A partir do dia 07 de Maio o livro também estará disponível em versão digital, nos websites das organizações participantes.

Convite_Livro_SP (1)

 

Lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil” em Manaus

Dia 07 de Maio (5ª feira), às 19h30

Local: Anfiteatro do Parque dos Bilhares – Avenida Djalma Batista, S/N, Chapada

 

LANÇAMENTOS SIMULTÂNEOS CONFIRMADOS  – Dia 07 de Maio

 

– Aracaju: 19h00 – Sociedade Semear – Rua Leonardo Leite, 148 (São José)

Infos: contato@ciclourbano.org.br

 

– Belo Horizonte: 19h00 – Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, 400 (Centro)

Infos: bhemciclo@gmail.com

 

– Brasília: 19h00 – Balaio Café – CLN 201 – Bloco B – Loja 19/31

Infos: contato@rodasdapaz.org.br

 

– Curitiba: 19h30 – Bicicletaria Cultural – Rua Presidente Faria, 226

Infos: luispatricio@cicloiguacu.org.br

 

– Recife 18h30 – Reciclo Bikes do Impacto Hub – Rua do Bom Jesus, 180 (Bairro do Recife) Infos: contato@ameciclo.org

 

– Rio de Janeiro: 18h30 – Studio X – Praça Tiradentes, 48 (Centro)

Infos: contato@ta.org.br

 

– São Paulo: 19h00 – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 (Centro)

Infos: contato@bicicletaparatodos.com.br