O evento acontecerá na cidade de Santiago no Chile, de 31/03 a 05/04. O movimento esteve presente em todas as edições já realizadas.

Com o tema “Energia Humana, Poder Cidadão”, o 5º Fórum Mundial da Bicicleta será realizado em Santigo no Chile de 31 de março a 05 de abril de 2016 e terá como objetivos gerar equidade no uso do espaço público, através da mobilidade humana e promover a autonomia do cidadão utilizando a energia humana renovável.

O Fórum Mundial da Bicicleta (FMB) é o mais importante evento cidadão global a favor da bicicleta. Trata-se de uma atividade feita a partir da cidadania, para a cidadania e por cidadãos. Foi concebido, organizado e produzido única e coletivamente pelos cidadãos em favor do ciclismo e mobilidade sustentável de cada cidade-sede. A cada ano, tem o apoio de voluntários de outros países, especialmente aqueles ligados à organização dos fóruns anteriores, a partir de 2012 até esta data. Os tópicos que promovem o FMB são obras de indivíduos, grupos, ONGs, academia, mídia, empresas e entidades governamentais que, juntos, visam alcançar uma mudança positiva em todos os níveis: individual, local, regional, nacional e mundial.

O FMB foi criado no Brasil a partir de um terrível atropelamento ocorrido em 25 de fevereiro de 2011, quando um motorista de carro atropelou deliberadamente mais de 20 ciclistas que realizavam a massa crítica em Porto Alegre. A população poderia ter realizado apenas ações de protesto após essa tragédia, mas ela decidiu dar uma interpretação positiva e criou o Fórum Mundial de Bicicleta, que visa reunir os milhares de cidadãos do mundo que estão trabalhando para cidades mais sustentáveis, tendo a bicicleta como um símbolo. O objetivo do Fórum é tornar a bicicleta uma voz global e real dos cidadãos em prol da mobilidade sustentável.

O Pedala Manaus participou de todas as edições do Fórum Mundial e na primeira edição em 2012 foi apenas como espectador. A partir das edições seguintes sempre apresentou trabalhos relacionados às suas atividades na capital manauara. Em 2013 mostrou a “Quinta Coletiva”, que é uma atividade de Bike Anjo coletivo que orienta os novos ciclistas a pedalarem nas ruas. O “Transversalizando o Trânsito”, projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, foi apresentado em 2014 e demonstrou como os mais de 2.000 professores da rede de ensino público municipal foram capacitados a falar do trânsito e das bicicletas. Na 4ª edição em 2015 o movimento apresentou o projeto das “Estações de Reparos Rápidos de Bicicletas” e uma pesquisa que levou o tema “Bicicleta e Saúde Mental”.

Nesta 5a. edição, o Pedala Manaus apresentará o Programa Convivência Legal, que foi selecionado entre as mais diversas propostas enviadas do mundo inteiro. O programa tem como objetivo melhorar o relacionamento e a convivência entre ciclistas e motoristas profissionais (ônibus, táxis e caminhões) de forma a minimizar acidentes e mortes estimulando cada vez mais o uso da bicicleta como modal de transporte. O projeto tem duas etapas: a primeira é uma roda de conversa entre motoristas e ciclistas onde são debatidos dos problemas de mobilidade urbana e como ônibus e bicicletas podem ser agentes de solução. Na roda de conversa também são falados dos direitos e deveres, tanto de motoristas como de ciclistas e de que forma os ciclistas e os motoristas podem trabalhar juntos para favorecer uma convivência melhor no trânsito. Para isso são utilizados recursos audiovisuais e impressos.

A segunda é a parte prática onde fazemos uma troca de papéis com motoristas assumindo o lugar dos ciclistas. Nesta etapa, é simulada a famosa “fina educativa” e o “buzinaço” para que os motoristas possam entender em uma situação quase real, o que um ciclista sente em situações semelhantes. No final das atividades, há uma nova rodada de conversa para exposição das percepções. O programa é feito de forma voluntária, gratuita e sem custos para as empresas com intuito de estimular cada vez mais o uso da bicicleta para uma humanização do trânsito.

Ainda no fórum, será apresentado o Pedala Maninho, que é um programa de inclusão social que atende os bairros da periferia de Manaus e tem como objetivo levar às comunidades mais desassistidas a oportunidade de debater o tema mobilidade urbana usando a bicicleta como ator principal. No Pedala Maninho são promovidas várias atividades, todas voltadas para estimular o uso da bicicleta nas diversas formas e principalmente como meio de transporte.

O Pedala Manaus torna a apresentar para o mundo iniciativas bem sucedidas e espera trazer na bagagem mais conhecimento e novas experiências com o objetivo de criar consciência do trabalho coletivo e de empoderamento dos ciclistas e dos cidadãos, para influenciar no desenho e na concepção dos espaços públicos para a bicicleta, para a mobilidade urbana e geração de políticas públicas nessas áreas.

 

 

5º. FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA

Cidade de Santiago no Chile

Data: 31/03/2016 a 05/04/2016

www.fmb5.org

www.facebook.com/forummundialdabicicleta