No último dia 22 de Novembro, ocorreu no Rio de Janeiro/RJ, o lançamento nacional do livro “Mobilidade por bicicleta no Brasil”, publicação que apresenta uma ampla discussão relacionada aos resultados da pesquisa sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, que aborda quem são os ciclistas brasileiros e quais são suas motivações para pedalar a partir do contexto das cidades pesquisadas.

Manaus, a maior metrópole da Amazônia Brasileira, foi uma das cidades pesquisadas e abordadas na referida publicação, constituído no capítulo “BICICLETAS EM MANAUS, AM: PRODUÇÃO, USOS E CONTRADIÇÕES”, coautoria de Leonardo Aragão, Advogado e Coordenador do Pedala Manaus, e Geraldo Alves, Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Amazonas. Neste capítulo, dentre as peculiaridades abordadas sobre o uso da bicicleta em Manaus, destaca-se a sua efetividade como modal de transporte no cotidiano da cidade. Por exemplo, com uma frequência maior como transporte quando comparado com dados do perfil nacional.

Também dentre as conclusões evidenciadas, nota-se que o ciclista manauara em sua maioria utiliza a bicicleta há mais de cinco anos, percorre uma distância maior nos deslocamentos e utiliza de seis a sete dias por semana. Os números são expressivos, mesmo com tema da mobilidade cicloviária ainda ignorado nas políticas públicas locais, além do fato da cidade ser um polo nacional na produção de bicicletas e estar situada em meio a maior floresta do planeta.

Deste modo, o texto sugere um diálogo maior entre os três principais atores envolvidos, os ciclistas – já existentes ou pretensos, o poder público e a iniciativa privada, de maneira a efetivar propostas voltadas a valorizar e incentivar a bicicleta como modal de transporte em Manaus, de forma a tomar medidas benéficas não só aos ciclistas, mas também à cidade como um todo.

Ainda, na mesma data do lançamento, o Pedala Manaus também apresentou os resultados da pesquisa e participou do workshop “Pesquisa sobre o uso da bicicleta como meio de transporte: balanço, possibilidades e desafios”, organizado por Transporte Ativo, LabMob e Observatório das Metrópoles, com o objetivo de instituir uma rede nacional de pesquisadores e cicloativista na troca de informações e dados em prol do estudo e fomento da bicicleta.

Link para a publicação Mobilidade por bicicleta no Brasil: http://ta.org.br/educativos/docs/mbb.pdf

Link para a pesquisa completa Perfil do Ciclista Brasileiro: http://www.ta.org.br/perfil/ciclista.pdf