Voltada para discutir ações e propostas para a mobilidade urbana, a Semana da Mobilidade, que ocorrerá entre os dias 16 a 22 de setembro de 2017, culmina com o Dia Mundial Sem Carro, o dia 22 de setembro, momento em que todos são convidados a repensar sua forma de locomoção nas cidades e quanto de impacto isso gera na mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos.

 

Assim como várias organizações do mundo todo e pelo oitavo ano consecutivo, o Pedala Manaus promove várias atividades com o objetivo de estimular a discussão e o debate de um problema presente na maioria das cidades, a mobilidade urbana, aproximando o tema da população e estreitando relações com o poder público para construção de uma agenda única que paute a problemática e permita a participação popular através de instituições organizadas nas ações e decisões que impliquem na melhoria das condições de quem precisa se deslocar diariamente pela cidade de forma mais rápida, segura, confortável e não poluente.

 

Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “a ideia da Semana é engajar, instruir e inspirar governos (municipais ou estaduais), empresas, coletivos, universidades, escolas e pessoas interessadas a promoverem e experimentarem vários meios de transporte sustentáveis e de baixas emissões, e assim, estimular mudanças comportamentais e culturais pela mobilidade urbana sustentável”.

 

“Em Manaus, frente aos inúmeros congestionamentos, falta de políticas públicas de transporte adequadas, calçadas inadequadas, riscos à saúde e danos ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a discussão de propostas se torna mais urgente” completou Paulo Aguiar.

 

Durante a semana serão realizadas palestras e painéis sobre a bicicleta e a mobilidade urbana, intervenções urbanas e o VIII Desafio Intermodal. No dia 22 de setembro será comemorado O Dia Mundial Sem Carro que é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

 

A Semana da Mobilidade Urbana 2017 promovida pelo Pedala Manaus tem apoio da ABRACICLO, TEMBICI, SAMEL e Água Mineral YARA.

 

Segue a programação (sujeita a alterações)

 

16/09 – Sábado

Desafio Dia Mundial Sem Carro

Local: Avenida Autaz Mirim

Horário: 8h às 12h

 

19/09 – Terça-Feira

Palestra “Bicicleta e a Mobilidade Urbana Sustentável”

Local: Uninorte – Joaquim Nabuco – Unidade 6

Horário: 18h30

 

21/09 – Quinta-Feira

VIII Desafio Intermodal

Largada: Samel – Joaquim Nabuco

Horário: 18h

Chegada: Parque dos Bilhares – Constantino Nery

Modais Participantes: Pedestre, patins, skate, bicicleta (ciclista masculino, feminino, atleta, fixa), bicicleta elétrica, moto, moto-táxi, táxi, Uber, automóvel particular, ônibus especial, ônibus articulado faixa azul e ônibus convencional.

 

22/09 – Sexta-Feira –  Dia Mundial Sem Carro

Desafio Dia Mundial Sem Carro

Horário: 07h

Pesquisa Perfil do Ciclista 2017

Horário: 07h às 10h

 

 

Serviço

Semana de Mobilidade Urbana 2017 / Dia Mundial Sem Carro

Data: 16 a 22 de setembro de 2016

Contato: contato@pedalamanaus.org

Telefones: (92) 98261-8504 / (92) 99200-9239