O movimento Pedala Manaus realizou no último dia 05/05/2015 a primeira contagem manual e fotográfica de ciclistas na zona leste da cidade por um período de 13 horas consecutivas.

Uma nova pesquisa realizada pelo movimento Pedala Manaus para saber a quantidade de ciclistas que passam pela rotas mais utilizadas por quem usa as bicicletas na cidade será entregue para a Prefeitura de Manaus. O local escolhido, o cruzamento da Avenida Autaz Mirim com a Rua Penetração I no bairro São José teve um propósito bem específico, mapear a movimentação de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte numa zona populosa, de fluxo intenso de veículos e com infraestrutura inexistente.

Segundo dados do IBGE, a região concentra 30% da população da capital, apresentando um crescimento populacional de incríveis 70% nos últimos 14 anos. Toda essa movimentação de pessoas atraiu para a área órgãos públicos, hospitais, centros comerciais e shoppings, fazendo com que o fluxo populacional diariamente seja intenso, considerando ainda, os trabalhadores que se deslocam para o distrito industrial e outras zonas da cidade.

Ainda segundo o IBGE, a população da zona leste atualmente é de pouco mais de meio milhão de pessoas. Em consequência do intenso fenômeno de ocupação populacional de forma desordenada, a região sofre com a ausência de infraestrutura de transporte adequada.

SONY DSC

Durante o período de contagem na principal Avenida do Bairro São José foi observado uma movimentação quase insana e de forma constante durante todo o dia de coletivos, micro ônibus, moto táxis e carros de transporte individual.

Mesmo diante deste ambiente totalmente desfavorável e até hostil e contrariando as evidências, surge no cenário os verdadeiros atores sociais, aqueles que buscam alternativas para ter qualidade de vida, otimizar seu tempo e contribuir com sua cidade. Sim, os ciclistas estão presentes na região mais populosa da cidade.

O panorama presenciado pelo Pedala Manaus quanto presença de ciclistas na região, com contagem e registro fotográfico de mais de 600 viagens de bicicleta foi considerado extremamente positivo.

O número é expressivo quando se leva em consideração a contagem em apenas um cruzamento em contraponto ao tamanho da região. Mas, o que mais impressiona é a presença das bicicletas mesmo diante da animosidade verificada nas ruas com a disputa por espaço entre os veículos de transporte público, as motos e os carros particulares, fator que não desencoraja as pessoas que querem exercer seu protagonismo social.

SONY DSC

A contagem, realizada por voluntários durante 13 horas consecutivas, revelou números bastante interessantes. Foram observadas 604 viagens de bicicleta sendo que destas, 42% eram de ciclistas que usam a bicicleta para o trabalho, o que confirma a vocação daquela região.
O número de mulheres e crianças ciclistas também revela um número maior do que o observado em outras contagens do Pedala Manaus. Enquanto que em outros pontos da cidade o percentual de mulheres e crianças que utilizam bicicleta não ultrapassou 2%, no local da contagem foram contados 52 ciclistas o que representa 4,5 % do total contabilizado.

Outro dado interessante se refere ao horário de pico da manhã. Diferentemente do que se esperava, o maior volume de ciclistas foi observado depois das oito horas (23%), no momento em que os comércios locais e escolas começam suas atividades. Também contribuiu para isso o uso dos ônibus fretados conhecidos como “rotas” que transportam os funcionários do distrito industrial antes das sete da manhã.

No período da tarde, o pico aconteceu após as 16h (28%), quando acontecem as saídas dos comércios e escolas e também o retorno para as casas. O número de ciclistas com carona também foi surpreendente. 5% das viagens tiveram esta característica o que demonstra a versatilidade da bicicleta.

A contagem cumpriu com seu objetivo e revelou um número expressivo de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte principalmente nos horários de 08h às 10h e das 17h às 19h, onde muitos ciclistas estão indo e vindo do trabalho. Ficou evidente que a bicicleta é um meio de transporte consolidado neste local de trânsito intenso e considerado de alta periculosidade. Além disso, o resultado é fundamental, porque embasará as informações que prefeitura necessita para implementar políticas cicloviárias, bem como projetos de mobilidade para ciclistas na região e capital.

Conclui-se que a utilização das bicicletas como meio de transporte nesse bairro, seja para pequenos deslocamentos dentro do bairro ou para outras regiões da cidade, demanda a implantação de solução cicloviária o que pode incentivar e motivar o uso e aumento das viagens de bicicleta na cidade, assim como tornar o trânsito mais seguro para pedestres, ciclistas e motoristas, e contribuindo para redução de uso de veículos motorizados melhorando os problemas de congestionamentos no trânsito e emissão de gases.

Acesse aqui e veja o relatório completo da contagem de ciclistas realizado na Zona Leste de Manaus