331-669x272

Pedala Maninho é um projeto como objetivo levar às comunidades mais desassistidas a oportunidade de debater o tema da mobilidade urbana, o projeto usa a bicicleta como ator principal, dando voz aos jovens e as famílias através das atividades desenvolvidas.  O foco principal foi a capacitação de mão de obra com realização de oficinas de manutenção de bicicletas com profissionais da área estimulando a autonomia e abrindo mais esta possibilidade de locomoção com a bicicleta. Além disso, outras atividades foram realizadas, sempre voltadas para o estímulo ao uso da bicicleta tanto como esporte, lazer, quanto como meio de transporte.

O evento, que aconteceu na escola estadual Irmã Gabrielle Cogels reuniu dezenas de crianças, adolescentes e adultos para participar das atividades recreativas e educacionais, todas estimuladas pela bicicleta, a grande responsável por mobilizar tantas pessoas, produzir tantos sorrisos, alegria e diversão para os “Maninhos” da região.

(foto da escola)

Foi uma manhã inteira de programação especial com teatro de fantoches, atividades para desenhar e colorir, debates, painéis sobre mobilidade urbana e os benefícios da bicicleta, oficinas de manutenção e recuperação de bicicletas e uma EBA para crianças e adultos. O evento cumpriu seu objetivo que foi mostrar a bicicleta como opção de esporte, lazer, trabalho e como um modal de transporte acessível.

A atividade também contou com o apoio do Hotel Go Inn, da Caloi, Free Force, Visual Mix, Powerade, Instituto Poraquê, Associação de Moradores do Bairro do Puraquerara e mais de 40 voluntários, que doaram bicicletas, capacetes, partes e peças de bicicletas e principalmente uma disposição e uma enorme vontade em fazer o bem. Foi uma oportunidade para reunir a sociedade civil e a iniciativa privada e só foi possível devido às doações das empresas e trabalho voluntário de muitas pessoas. Todo este grupo topou apoiar a atividade com recursos materiais e imateriais, tendo como contrapartida somente a disposição de ser um agente de transformação. Um agradecimento especial aos lojistas O Ciclista Elétrico, Casa da Bicicleta, Ofice Bike, A Ciclista e Messias Ciclopeças que nos doaram as peças que permitiram a recuperação de várias bicicletas. 

O Dia do Evento

Os voluntários partiram cedo para o bairro do Puraquequara levando as bicicletas doadas e todos os recursos para realização das atividades.

 (foto)

As primeiras crianças começaram a chegar pela manhã e logo já formavam um pequeno exército esperando pelo inicio das atividades. Em seguida começaram a chegar pessoas com suas bicicletas, ou pedaços delas e muito rápido um fila se formou. Foi de arrepiar.

 A partir daí, uma série de atividades foram realizadas e todas com o objetivo de mostrar a comunidade os benefícios do uso da bicicleta e o poder de transformação que ela exerce sobre a sociedade.

 As Oficinas de Manutenção 

Foi oferecida aos comunitários uma oficina de manutenção de bicicletas, com mecânicos voluntários, capacitados e dispostos a dividir conhecimento capacitar os jovens e adultos da região. De todas as atividades oferecidas, a oficina foi a mais procurada e movimentada. A população poderia trazer sua bicicleta ou parte dela, como aconteceu, para receber reparos e manutenção. As bicicletas aptas a serem recuperadas eram reparadas e devolvidas, as que não tinham como serem reparadas eram substituídas por outra e ambas devolvidas ao seu dono. Muitos adultos saíram de lá com uma bicicleta nova para seguir seu caminho. Foram arrecadadas cerca de 70 bicicletas dos mais diversos tamanhos e em excelentes condições de uso. Além das magrelas, um número sem fim de pneus, câmaras, luzes e peças também foram angariados para que fosse possível a recuperação das bicicletas da comunidade. E ainda houve a doação de capacetes, luvas, coletes refletivos e outros acessórios que foram cedidos pelos voluntários e pelas bicicletarias de Manaus.

(foto)

Teatro de Fantoches e Atividades Infantis

A criançada foi quem mais se divertiu. Tiveram brincadeiras, pintura e um divertidíssimo teatro de fantoches educativo que, claro, tratou do tema da educação também no trânsito e mobilidade. Além do teatro, houve atividades para colorir e desenhar com as artes gentilmente cedidas pela Silvia Ballan do Projeto Silvia & Nina de São Paulo.

Debate e Painéis sobre Mobilidade Urbana

As salas de aulas da escola Gabrielle Cogels receberam os painéis sobre mobilidade urbana com a apresentação de palestras relacionados à bicicleta seguidas de um debate superprodutivo sobre a mobilidade urbana na cidade de Manaus.

As experiências do Pedala Manaus e da turma do Instituto Poraquê engrandeceram as discussões e trouxeram uma visão crítica da construção de Manaus, da política pública voltada à periferia e de estímulo ao engajamento da comunidade.

Este tipo de dialogo tem uma importância incalculável para a autoestima e valorização no processo de crescimento e na construção da cidadania e contribui para uma sociedade mais forte e engajada.

 (foto)

Escola Bike Anjo

 O Bike Anjo também esteve presente no evento com uma EBA – Escola Bike Anjo. Crianças e adultos tiveram a oportunidade de aprender a pedalar no Pedala Maninho e a primeira criança que consegui aprender foi premiada com uma bicicleta e saiu de lá feliz e com um sorriso enorme no rosto. Além de aprender a pedalar, a comunidade teve a oportunidade de receber informações a respeito dos benefícios do uso da bicicleta e de formas mais seguras de se pedalar nas ruas.

(foto)

Foi um dia sensacional, onde se aprendeu e ensinou-se muito. Mais do que bicicletas, foram deixadas idéias e voltamos com muitos sorrisos, abraços e esperanças de todas as crianças e adolescentes que procuram um mundo melhor.

O Pedala Maninho, assim como outras atividades do Pedala Manaus, engrandece a alma e deixa marcas eternas em quem participa. Aproximar as pessoas e trocar conhecimento é uma das formas mais eficientes de promover a revolução social para as futuras gerações.

Realização (logos Pedala Manaus e Guaribike)

Apoio (logos dos apoiadores)
Veja todas as fotos do Pedala Maninho