O Pedala Manaus, com apoio organizacional da Empresa Jr. da UniNorte, realizou o 2º. Fórum de Bicicleta Manaus com a temática “Mobilidade e Cidadania”, onde especialistas nos assuntos palestraram e debateram durante todo o sábado (dia 24/09).

2FBManaus_Todos1

O ano de 2013 consolidou Manaus no cenário das bicicletas, conforme ocorre ano após ano. São mais e mais magrelas nas ruas e cada vez mais sendo utilizada como meio de transporte, mesmo sem os cuidados devidos do Poder Público sobre a temática. O que temos hoje são promessas de implementação das infraestruturas, que são necessárias para dar conforto e maior segurança para os ciclistas, mas na prática ainda estamos aquém do que foi estabelecido pelo Prefeito, que assumiu o passivo da Gestão anterior, que pouco deu atenção aos ciclistas. Quanto ao Governo do Estado, foram mantidas as promessas e da forma como agem, dão a entender de que a bicicleta já não é mais pauta (além de apoios pontuais em eventos junto as Secretarias Estaduais) e nos faz refletir se realmente algum dia já foi. Como parte do Movimento, em que se ganham adeptos diariamente, esperávamos dedicação maior das esferas políticas e maior comprometimento de ambos com a Sociedade Manauara.

Mais de um ano se passou, depois do 1º. Fórum de Bicicletas Manaus e chegamos a 2ª. edição do evento. Esse ano, realizado de forma diferente em respeito aos que trabalham/estudam e que não puderam comparecer no ano anterior, ocorreu no segundo semestre e no fim de semana. Novamente realizado nas dependências da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), com total apoio e patrocínio da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade (CTTM), Caloi Norte S/A e GoINN (rede de hotéis), conseguiu-se colocar em prática o planejado trazendo nomes de referência para as palestras e debates que ocorreram ao longo do dia 24/08, sábado e finalizando no domingo (25/08) com o já conhecido passeio ciclístico pelo centro da cidade.

Os palestrantes convidados foram:

  • Renata Falzoni – Arquiteta de formação, referência no ativismo da mobilidade urbana por bicicleta e vídeo repórter do programa Aventuras com Renata Falzoni da ESPN, nos presenteou com uma apresentação baseada em desenhos do amigo e parceiro de projetos Reynaldo Berto, contando sobre o cenário nacional da mobilidade urbana por bicicletas e o respeito que os ciclistas de todo o Brasil não possuem – falta de cultura dos brasileiros.

  • José Lobo – Diretor da ONG Transporte Ativo (RJ), que luta por questões cicloviárias locais e nacionais há mais de 10 anos, nos atualizou a respeito do cenário internacional da bicicleta, mostrando as estruturas em outros Países (Europeus), onde esteve por conta da participação do Velocity, evento mundial sobre mobilidade urbana. Também nos deu um panorama sobre os diferentes usos das magrelas, geralmente cargueiras, na região sudeste do País, mais precisamente no Rio de Janeiro.

  • Antonio Miranda – Arquiteto e Urbanista, ex-Presidente da União dos Ciclistas do Brasil e atual assessor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) nos trouxe elementos técnicos para a implementação de infraestruturas cicloviárias, com todas as escalas e detalhamentos necessários para não se cometer erros e comprometer todo o projeto. “Os detalhes são os mais importantes”, disse ele.

Outro palestrante foi Victor Marques Nunes, Chefe da Divisão de Projetos Urbanísticos do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (IMPLURB), discorrendo tecnicamente sobre os projetos que estão em pauta, como a ciclorota entre a Ponta Negra e Boulevard e outros em estudo. Contamos também com a palestra de Vieira, Aspirante a Oficial da Polícia Militar do Amazonas, discorrendo sobre a implementação da Ciclopatrulha em áreas turísticas, como reforço policial para a Copa2014. Ricardo Alemão, coordenador do Pedala Manaus e abrindo o dia de trabalho, discorreu sobre o atual cenário do Pedala Manaus e seus projetos junto a Prefeitura na busca pela educação dos ciclistas, motoristas (de todas as classes) e o respeito e segurança para todos que pedalam na Cidade.

No fim da manhã, depois de algumas palestras, subiram a mesa para o debate os representantes do Poder Público, do Pedala Manaus e Sociedade Civil. Estiveram a mesa Patrícia Amorim (DETRAN/AM), um representante do Manaustrans, Ricardo Alemão (Pedala Manaus) e Renata Falzoni (ESPN). O debate ocorreu com questionamentos de todos os presentes, com ênfase nos projetos de educação e maior rigidez sobre a fiscalização dos infratores que colocam a vida dos ciclistas em jogo. Como geralmente ocorre, não obtivemos respostas contundentes do trabalho a ser realizado pelo Poder Público e o conteúdo ficou bastante vago. A Falzoni, com todo conhecimento de décadas de cicloativismo, tentou puxar o debate para que tais representantes assumissem uma postura mais firme e propondo a implementação desses projetos, mas a sensação de todos ali foi de frustração por não sentirem o comprometimento público dos que ali se encontravam.

O evento foi tecnicamente perfeito, mas infelizmente contou com um público abaixo do esperado, por volta de 180 pessoas inscritas, mas essa falta de interesse da sociedade manauara não foi suficiente para tirar o brilho das discussões e palestras. Muitos que ali estavam puderam ouvir as experiências nacionais e internacionais dos convidados e saber mais sobre os diversos temas discutidos que envolvem a questão da bicicleta.

Já no fim do evento, Marcelo Ramos que é Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), em suas palavras, agradeceu a presença de todos e colocou a CTTM à disposição para as discussões sobre mobilidade urbana e bicicleta em Manaus e cobrou do Pedala Manaus uma aproximação durante todo o ano para realmente levarmos a temática adiante e conseguir as intervenções necessárias na Cidade para que os ciclistas tenham o devido respeito nas vias, compartilhando o espaço com os demais veículos.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:: APOIO

Apoio FBManaus

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:: Confiram as fotos do evento: