Comando da Policia Militar lança Ciclopatrulha na Ponta Negra

A Polícia Militar do Amazonas lançou na manhã do último sábado (29), a Ciclopatrulha, policiamento com bicicletas que vai atuar no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

O Policiamento Ciclístico surgiu nos Estados Unidos na década de 80 e já é utilizado em diversas cidades do Brasil e do mundo. A ciclopatrulha de Manaus contará inicialmente com 15 Policiais Militares treinados e a expectativa é que atinja uma maior área de atuação, agindo de forma mais integrada e próxima à sociedade.

Através das bicicletas o policiamento tem a possibilidade de realizar deslocamentos mais ágeis em determinado espaço público onde o uso de motorizados é mais restrito, além de uma maior interação com a comunidade, facilitando a troca de informações, fortalecendo a confiança e parceria com a comunidade no combate ao crime e suas causas. Além disso, o policial em bicicletas possui uma mobilidade que cobre em média uma área de patrulhamento de dez policiais a pé, sendo assim, uma excelente opção para a falta de efetivo e no que diz respeito a ostensividade, tanto a facilidade na identificação por estar mais visível ao cidadão e a possibilidade na locomoção rápida, fazem da ciclopatrulha uma equipe tão eficiente quanto as que utilizam viaturas.

Os policiais que atuarão na Ponta Negra o farão em duplas e já foram treinados em diversas técnicas de policiamento como: abordagens especiais com bicicletas, direitos humanos, polícia comunitária, contato com turista, técnicas de pilotagem dos equipamentos específicos que requer o policiamento, além de outros.

O ciclopatrulhamento em locais públicos e de grande circulação de pessoas como é o caso da Ponta Negra visa coibir a prática de delitos de forma rápida, em especial furtos e roubos aos seus frequentadores, aumentando a sensação de segurança da população e estimulando que mais pessoas frequentem este importante ponto turístico da capital.