Campanha de Respeito ao Ciclista e Compartilhamento das vias começa a ser vinculada nos canais de comunicação em Manaus

O ano de 2017 não começou tranquilo para o usurário da bicicleta. Infelizmente a cidade registrou no mês de janeiro três acidentes com ciclistas, com lamentáveis dois óbitos, um jovem de 17 anos que se deslocava para o seu trabalho na tarde do dia 25/01 e um senhor de 60 anos, cuja morte na região metropolitana da cidade ocorreu quando também utilizava a bicicleta para o trabalho.

No mesmo período, dia 27/01, outro jovem de 17 anos foi atropelado nas proximidades do aeroporto da cidade.

Esse cenário alarmante, cruel e desolador que é imposto nas ruas a todos aqueles que “ousam” se deslocar na cidade de outra forma que não seja de carro, provocou uma reação da sociedade, através dos grupos de pedal por meio de manifestações de rua, dos demais cidadãos nas redes sociais e da imprensa.

Toda a movimentação em torno dos cruéis acontecimentos contra quem utiliza um meio de transporte saudável, sustentável, sem poluir, sem ocupar espaço, sem causar congestionamento, sem implicar riscos à segurança dos demais usurários das vias, culminou na manifestação do poder Público municipal que em conjunto com os ciclistas desenvolveu uma campanha de sensibilização e respeito ao usuário da bicicleta.

A campanha consiste em peças publicitárias diversificadas, como vídeos para veiculação em TV e internet, imagens para mupes, lonas de viadutos, busdoor, taxidoor, jornal impresso, inserções em rádio, intervenção urbana como blitz educativas, todas com envolvimento direto e participação da sociedade através dos ciclistas.

 

 

A campanha foi uma promessa firmada pelo então candidato a prefeitura de Manaus, Artur Neto no ano de 2012, somente se tornando realidade cinco anos depois, após a morte de 16 ciclistas, número de óbitos ocorridos nas duas gestões do atual prefeito.

Mesmo que tardia, levando em conta as mortes  que poderiam ter sido evitadas, a campanha foi comemorada pelos ciclistas e considerada uma vitória, pois o que se entende é que ela é um importante instrumento de comunicação e penetração da informação na sociedade. Uma campanha produzida pelo Poder Público não só informa, mas, sobretudo, por sua amplitude, chama o cidadão a repensar seus conceitos, em especial porque, sem exceção, o que todos querem é segurança e paz no trânsito e sobre este ponto a campanha foi muito bem sucedida, uma vez que trabalha a mensagem do ponto de vista da valorização da vida.