Manaus participa do protesto binacional que ocorrerá simultaneamente em várias cidades brasileiras e uruguaias.

No próximo dia 26, a partir das 19h, acontece o Protesto Binacional a Favor da Punição nos Crimes de Trânsito. O evento será realizado em cidades do Brasil, além de Montevidéu e Salto. O movimento surge da inquietação social quanto ao tratamento que é dispensado àqueles que matam no trânsito, lançando questionamentos como “CNH – licença pra matar?”.

A forma branda com que a legislação pune aqueles que assumem o risco de produzir um resultado catastrófico ao assumir o volante com sono, embriagado, falando ou teclando ao celular entre outras circunstâncias, é o ponto em que o protesto quer tocar, fazendo com a sociedade reflita a respeito, tire suas conclusões e passe a adotar uma postura mais ativa frente ao Poder Público que tem a obrigação de proporcionar segurança a todos os usuários das vias públicas.

As mortes recentes de ciclistas em todos os cantos do país motivadas pela irresponsabilidade de motoristas que se beneficiam da pouca efetividade e ausência de eficácia das leis brasileiras não podem ficar impunes. São vidas que se perdem, são famílias que choram, são filhos que ficarão desamparados, é a banalização da vida que não pode ser tratada pela sociedade como normal.

A manifestação lembrará as mortes de Simoni Bridi (SC), Claudio Clarindo (SP), Roger Bittencourt (SC), Djalma Neto, o Xuxa (CE) e Djalma Agnolon (SP) entre muito outros. Serão também lembrados o triatleta manauara Eldes Aymoré atropelado e morto no dia 31/01 enquanto treinava na Rodovia Manoel Urbano e as três últimas mortes acontecidas nas ruas de Manaus em 2015, como a do Sr. Antônio Simão, Jhon Wesley e Patrick Silva.

Em Manaus o protesto terá sua concentração no Parque dos Bilhares, às 20h, com uma manifestação ordeira para despertar na sociedade a importância de termos uma cidade para todos, onde haja respeito recíproco entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para que novas tragédias não voltem a acontecer.

12644783_1064621040281528_6664544949784643829_n