Nesta semana mais um ciclista foi assassinado nas ruas de Manaus, Wilisson Alves dos Santos morreu após ser atropelado por um micro-ônibus na noite desta segunda-feira (24), na Avenida Grande Circular, Zona Leste de Manaus. Wilisson tinha apenas 27 anos, era pedreiro e utilizava a bicicleta como modal de transporte para os deslocamentos diários.

Na mesma avenida onde Wilisson  foi assassinado o Pedala Manaus, em Maio de 2015, já havia realizado uma pesquisa de contagem de ciclistas, no qual foi constatado o expressivo número de mais de 600 viagens por bicicleta, com média de 61,2 ciclistas/hora nos horários de pico, números maiores que a média de diversas cidades brasileiras.

O resultado desta pesquisa já havia sido explicitado ao Poder Público local em várias oportunidades, para embasamento e para a cobranças da implementação urgente de políticas voltadas à ciclomobilidade na capital Amazonense, para segurança e fomento do modal. Esta cobrança perdurou no atual período eleitoral, durante a implementação da campanha Bicicleta nas Eleições e, em especial, nas reuniões temáticas com os candidatos e assinatura da Carta Compromisso.

Ainda no primeiro turno os candidatos que ainda disputam o pleito, Artur Neto (PSDB) e Marcelo Ramos (PR), disponibilizaram espaço na agenda para debate das propostas voltadas à ciclomobilidade, assim como formalizaram a assinatura da carta, se disponibilizando a priorizar o tema durante a campanha e eventual gestão.

Contudo, no segundo turno, momento em que deveríamos conhecer melhor as propostas compará-las para decidir o voto, ambos os candidatos se omitiram totalmente quanto ao tema, mesmo com diversos questionamentos, especialmente nas redes sociais e junto a seus assessores. Quase nada voltado à mobilidade ativa (pedestres e ciclistas) foi tratado e debatido no segundo turno, por ambos, seja em programas eleitorais, entrevistas e, principalmente, debates televisionados.

O ápice de tal omissão foi constatado no dia 25/10/2016, um dia após o assassinato de Wilisson, quando quase 200 (duzentos) ciclistas promoveram uma manifestação cobrando maior segurança com medidas concretas para a promoção da bicicleta como modal de transporte. A manifestação terminou na sede da TV Em Tempo, onde se realizava um dos debates com os prefeituráveis, mais uma vez ambos se omitiram quanto ao tema, se recusando, inclusive, a conversar com os manifestantes após o término da transmissão.

Reiteramos que os compromissos assumidos junto aos planos de governo e confirmados na assinatura das Cartas Compromisso serão cobrados no dia seguinte ao pleito neste domingo (30/10) e, independente do candidato vencedor, estaremos proativos e diligentes com a efetivação das políticas voltadas à ciclomobilidade, minorando assim chances de que novos ciclistas sejam vítimas da falta de estrutura e segurança nas ruas manauaras.

Fotos: Leonardo Aragão e Tadeu Jnr

SERVIÇO

Campanha Bicicleta nas Eleições no 2º turno

Contato: Leonardo Aragão/Paulo Aguiar (92)99613-9979 / 98261-8504

E-mail: leonardo@pedalamanaus.org; paulo@pedalamanaus.org

Facebook: www.facebook.com/PedalaMANAUS

Instagram: www.instagram.com/pedalamanaus

Site: www.pedalamanaus.org

Saiba mais sobre a Campanha Bicicleta nas Eleições: www.bicicletanaseleicoes.org.br