Desde 2010 a associação promove o debate entre sociedade civil organizada e poder público para discutir a mobilidade urbana local e propor alternativas para melhoria do cenário atual.

O Pedala Manaus, assim como várias organizações de cidades do mundo decidiu dedicar uma semana – de 19 a 25 de setembro de 2016 – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade urbana e pelo sétimo ano consecutivo, o movimento promove a Semana da Mobilidade Urbana e busca estimular a discussão e o debate de um problema presente na maioria das cidades. A ideia é cada vez mais aproximar o tema da população, estreitar relações com o poder público para construção de uma agenda única que paute a problemática e permita a participação popular através de instituições organizadas nas ações e decisões que impliquem na melhoria das condições de quem precisa se deslocar diariamente pela cidade de forma mais rápida, segura, confortável e não poluente. Este ano, além de suas atividades, o Pedala Manaus também estará presente em ações promovidas pelo Detran-AM.

Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “a Semana de Mobilidade Urbana é um momento em que as cidades, com a participação da sociedade civil, organizações que promovem e discutem a mobilidade urbana alternativa, empresas afins e poder público, se dispõem a discutir a realidade local e propor alternativas que visem a melhoria do cenário atual.”

“Em Manaus, frente aos inúmeros congestionamentos, falta de políticas públicas de transporte adequadas, calçadas inadequadas, riscos à saúde e danos ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a discussão de propostas se torna mais urgente” completou Paulo Aguiar.

Durante a semana serão realizadas palestras e painéis sobre a bicicleta e a mobilidade urbana, intervenções urbanas, o VII Desafio Intermodal e Blitz de sensibilização. No dia 22 de setembro será comemorado O Dia Mundial Sem Carro que é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

Acompanhe abaixo a programação da Semana da Mobilidade Urbana 2016 (sujeita a alterações)

19/09 – Segunda-Feira – Palestra
Palestra “Bicicleta e a Mobilidade Urbana Sustentável” – Pedala Manaus e Detran-AM
Local: Faculdade Estácio – Av. Constantino Nery, 3693
Horário: 19h

20/09 – Terça-Feira – Passeio Ciclistico Noturno e Intervenção Urbana
Local: CSU do Parque 10
Horário: 20h – Passeio Ciclistico
Horário: 21h – Intervenção – Bike Blitz

21/09 – Quarta-Feira– Palestra
Palestra “Bicicleta e a Mobilidade Urbana Sustentável” – Pedala Manaus e Detran-AM
Local: Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM – Conjunto Abílio Nery – Rua Leonor Teles, 153, Adrianopolis
Horário: 19h

22/09 – Quinta-Feira – Intervenção Urbana Redução de Velocidade
Local: Avenida Ephigênio Salles
Horário: 21h

23/09 – Sexta-Feira – VII Desafio Intermodal
Largada: Paço Municipal – Centro
Horário: 18h
Chegada: Cidade dos Carros – Darcy Vargas

Modais Participantes: Pedestre, cadeirante, patins, skate, bicicleta (ciclista masculino , feminino, atleta, fixa), bicicleta elétrica, moto, moto-táxi, táxi, automóvel particular, ônibus especial, ônibus articulado e ônibus convencional.

24/09 – Sábado – Intervenção Urbana – Espaço que cada modal ocupa nas ruas
Local: Avenida do Samba
Horário: 15h

25/09 – Domingo – Escola Bike Anjo Especial – Bike Anjo Manaus, Pedala Manaus e Detran-AM
Local: Ponta Negra
Horário: 08h30 às 10h30h

Serviço
Semana de Mobilidade Urbana / Dia Mundial Sem Carro
Data: 19 a 25 de setembro de 2016
Informações: www.pedalamanaus.org
Contato: contato@pedalamanaus.org
Telefones: (92) 98261-8504 / (92) 99200-9239